*Tabagismo, todos devem saber. Este é o tema da palestra que será ministrada, amanhã, dia 14, às 8 horas, no auditório da Embrapa Rondônia pelo médico do trabalho Dr.Silas Rosa.
*A palestra integra a programação da campanha de combate ao tabagismo que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve junto a seus empregados.
*A iniciativa é inovadora, salienta a supervisora do setor de gestão de pessoas, Raimunda Leydimar da Costa, pois além de informação a empresa pretende oferecer acompanhamento médico por seis meses àqueles que decidirem parar de fumar. Os empregados que queiram se livrar do tabaco e realizar acompanhamento mensal serão cadastrados pelo serviço médico da empresa.
*O tabagismo, segundo a Organização Mundial de Saúde, é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, sendo que 90% das mortes por câncer de pulmão e 25% das mortes por doenças cerebrovascular. No Brasil, estima-se que a cada ano 80 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças. Os números são assustadores, mas os organizadores da campanha "respirando ar puro no ambiente de trabalho" acreditam que informação apenas não é suficiente para que o fumante largue o vício.
*A intenção da Diretoria da Embrapa é aliar informação à atitude. Em vista disso, explica a Leydimar da Costa, além de palestras vamos dar suporte aos empregados que queira parar de fumar. Ela ressalta que a Diretoria está preocupada com a qualidade de vida no trabalho, tanto de fumantes como de não fumantes, mas também em fazer cumprir a legislação em vigor que regula a questão. Desde 1996, com a promulgação da Lei número 9.294, é proibido o uso de cigarros em ambientes fechados como bibliotecas, salas de aula, teatro e cinema, além dos lugares de trabalho coletivo. E, para cumprir a Resolução Normativa número 09 de 20/04/05, onde fica proibido fumar nas dependências internas da Embrapa. No Centro de Pesquisa em Rondônia, será permitido o uso do cigarro na varanda entre os blocos e, proibido na frente dos prédios.
*Após esta palestra, a pesquisadora Vânia Beatriz Oliveira irá explanar sobre a gestão ambiental corporativa.