*O Cineamazônia - Mostra Internacional de Cinema e Vídeo Internacional, que acontece há três anos, já premiou trabalhos de todo o país. Desde que foi criado, o Festival doa o material produzido pelos participantes para entidades que possibilitem o acesso de estudantes e o público em geral ao acervo. O patrocinador do evento é a Petrobras, um dos maiores incentivadores da cultura em todo o País.
*Na manhã desta terça-feira (6), os coordenadores do Cineamazônia entregaram as fitas com os trabalhos deste ano à Biblioteca Francisco Meireles, numa cerimônia simples que contou com a presença dos diretores fundadores do Festival, Jurandir Costa, Carlos Levi e Paulo Arruda.
*A secretária municipal de Regularização Fundiária, Fernanda Kopanakis, que integra a direção do projeto, também esteve presente.
*Os filmes doados concorreram ao prêmio Cineamazônia no ano passado, em cujo concurso houve duzentos inscritos. Cento e cinqüenta foram selecionados e vinte e oito premiados nas três categorias. Segundo os organizadores, este ano as categorias estarão mais resumidas. “Em algumas categorias, não tivemos inscritos. É o caso da trilha sonora”, disse Paulo Arruda.
*O Cineamazônia deste ano que deve acontecer entre 15 e 18 de novembro, já está com as inscrições abertas. A exemplo do que aconteceu no ano passado, quando as atrações do evento foram Marcos Palmeira e Indira Paz, os organizadores já têm algumas presenças confirmadas, como Zelito Viana, pai de Marcos Palmeira e cineasta reconhecido internacionalmente