*A prefeitura de Porto Velho e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) efetuaram nesta quinta-feira o primeiro contato para estabelecer uma parceria estratégica de longo prazo, visando preparar a capital para os grandes empreendimentos que devem ser implantados no município, entre os quais as duas usinas hidrelétricas do rio Madeira e o gasoduto de Urucu.
*A meta é criar um plano de ação estratégico com a participação da comunidade para definição dos projetos de infra-estrutura, que permitam assegurar um desenvolvimento ordenado da cidade nos próximos anos. Roberto Sobrinho e seu secretariado ouviram atentamente a exposição dos técnicos do BID, Christophe Hernion e Cleon Ricardo dos Santos, sobre a metodologia de trabalho do banco para ajudar na canalização de recursos financeiros de maneira eficiente e socialmente justa. “Vamos batalhar por todas as ações que representem o bem-estar da população do nosso município. Nossa meta é aplicar prioritariamente os recursos captados em projetos que beneficiem as famílias mais carentes, cumprindo o compromisso de fomentar a inclusão social”, ressalta o prefeito.
*Embora ainda não haja valores estabelecidos, o secretário Israel Xavier Batista, da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), informou que suas equipes já estão trabalhando na definição dos projetos e na elaboração da carta-convite que vai sacramentar a parceria da prefeitura de Porto Velho com o BID, que é uma instituição que só estabelece esse tipo de parcerias com prefeituras com contas em dia.