*A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Boca ?Sorria para Si Mesmo? foi lançada durante o 5° Simpósio Internacional de Prótese sobre Implantes (Sipi) em São Paulo (SP), este mês. Inserida no Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, pretende informar a população sobre esse tipo de tumor, alertá-la para a prevenção e orientá-la sobre os sintomas para que cada um possa fazer seu auto-exame.
*O cirurgião-dentista também pode exercer importante papel no diagnóstico precoce do câncer de boca, ficando atento para alterações nos lábios, na cavidade bucal e na língua de seus pacientes, como feridas, manchas ou inchaços. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca tem Estimativa de Incidência para 2005, no Brasil, como o 8º mais freqüente entre os homens (9.985 casos) e o 9º entre as mulheres (3.895 casos).
*Disse a cirurgiã-dentista Sandra Menezes, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia ? CRO-RO, que os sinais ou indícios de câncer da boca são as feridas sem cicatrização espontânea, regiões escurecidas continuamente, dificuldades de movimentação da língua, problemas para deglutir alimentos, dificuldades na fonação, aumento significativo na secreção salivar. Fora da cavidade oral, deve-se prestar atenção em nódulos endurecidos na região do pescoço.
*Havendo suspeita, o caminho é um diagnóstico o quanto antes, para aumentar as chances de um prognóstico positivo. ?Procure um cirurgião-dentista para dirimir qualquer dúvidas, pois a saúde começa pela boca?, orienta ela.