* O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, deputado Carlão de Oliveira (PSL-Alta Floresta), manifestou esta semana a sua preocupação com a crise que atravessa o setor produtivo de Rondônia. Nos últimos dias, os produtores rurais fecharam a BR-364 mais de uma vez em Vilhena, no Cone Sul do estado, em protesto contra a estagnação do setor e reivindicando a renegociação das dívidas junto às instituições financeiras.
*"É preciso a mobilização de toda a classe política e empresarial para que uma solução definitiva para a crise no setor produtivo rondoniense. Os produtores rurais estão amargando graves prejuízos e enfrentam sérias dificuldades para pagar seus empréstimos. Já o setor madeireiro está travado pela enorme carga burocrática, que impede a exploração legal e sustentável. Se não houver uma mudança nesse quadro, temo que a nossa economia ficará estagnada e a geração de emprego, renda e tributos seriamente comprometida", observou Carlão.
*O deputado também falou sobre a queda nos preços de produtos como arroz, milho, soja e na arroba do boi. "Quem tomou empréstimos quando o valor da arroba do boi estava acima de R$ 45,00, hoje não consegue nem vender a R$ 40,00. Esse prejuízo coloca em xeque a nossa economia. É preciso que os bancos renegociem os débitos e que o governo federal interfira imediatamente nessa questão", observou.