Pronto Socorro Cosme e Damião fica sobrecarregado com mais 240 atendimentos por dia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os 52 leitos de internação e os 10 de observação estão cheios e o aumento do fluxo de pacientes está causando a superlotação da unidade de saúde. A diretora do hospital Marilene Penati, pede para as mães que antes de levarem seus filhos, que apresentem sintomas da virose, ao hospital ?procurem um posto de saúde de seu bairro. O Pronto Socorro Cosme e Damião é para casos de emergência e alta complexidade, para evitar transtornos é preciso que os pais procurem os postos de saúde e policlínicas do município?.
A virose dura em média três dias provoca tosse, febre e coriza. Geralmente o tratamento é à base de antitermico, hidratação e repouso. Neste ano já foram aproximadamente 15 mil consultas, grande parte relacionada a casos de virose. Segundo Marilene Penati, diretora do hospital infantil é preciso consciência dos pais para que os casos simples sejam atendidos pelo município. ?Os casos graves, sempre serão atendidos primeiro. Peço a compreensão e o apoio dos pais no sentido de minimizar a sobretaxa de atendimento do hospital?, alerta Marilene Penati.
O Hospital Infantil Cosme e Damião mantém uma equipe 24 horas, com três de médicos, dois enfermeiros e quatorze técnicos em enfermagem e auxiliares. ?São profissionais comprometidos com a qualidade no atendimento que se esforçam para cuidar de crianças, não só de Porto Velho, mas de todo Estado e de municípios do Acre e Amazonas e em alguns casos até da Bolívia? declarou a diretora do Cosme e Damião.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!