Evasão escolar será combatida por Prefeitura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Erivaldo de Souza Almeida, e do promotor da Infância e Juventude Renato Greico Puppio, conselheiros tutelares, técnicos e pedagogos das redes municipal e estadual de ensino. A Divisão de Ensino Fundamental (Diefun) coordena o projeto nas escolas municipais.
?A Semed está superando as dificuldades estruturais para alcançar as metas do projeto e trazer de volta os alunos que estão fora das salas de aula e manter em sala os que estão freqüentando. O prefeito Roberto Sobrinho está acompanhando de perto estas ações, pois ele quer reverter esta triste realidade da evasão escolar?, definiu Almeida.
De acordo com o sistema de ação do ?Nenhum a Menos?, é na escola que o projeto inicia, por meio do professor que constata a freqüência do aluno. A direção da escola buscará parcerias com a comunidade para localizar osproblemas e tomar as providências de retorno do aluno à escola. O conselho tutelar sempre que acionado tentará localizar o aluno e verificará a situação pessoal, familiar e social da criança ou adolescente. E o ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, após conferir que foram esgotadas todas as providências de responsabilidade da escola e do conselho tutelar, poderá até instaurar processo para resolver o problema. O juiz da vara da infância e da juventude dará a prioridade às audiências coletivas ou individuais nos processos, para responsabilizar os comprovadamente omissos, determinando o retorno do aluno à escola. A secretaria de educação deverá dispor de todos os mecanismos necessários às escolas, para a localização e retorno do aluno ao convívio escolar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!