Um grupo de dez estudantes do 1° ano do ensino médio da Escola Marcelo Cândia, localizado no bairro Marcos Freire, visitaram ontem (25) as dependências da Fábrica de bolas e do Ateliê de Costura na Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro, onde funciona o “Programa Pintando a Liberdade”.
*O trabalho da disciplina de História de Rondônia é realizado todos os anos na escola, e estes alunos decidiram conhecer o Sistema Prisional da referida Unidade. Durante a visita, os alunos foram acompanhados pelo coordenador do Programa, Franklin Simas Brandão.
*A estudante Maiara Taiana se impressionou com o que viu. “Imaginava um ambiente totalmente estranho. E chegando lá, vi que era ao contrário, pois tudo era muito organizado”, destaca.
*Já o aluno Uelinton Sales, destacou a cordialidade com que foi tratado pelos próprios apenados que trabalham no Programa. Diz ele, que “dá para perceber os benefícios que o Programa traz para os presos, pois eles nos tratam como se nem encarcerados estivessem”, declara.
*O “Programa Pintanto a Liberdade” é executado em Rondônia desde 1999 em conjunto com o Ministério dos Esportes, e beneficia apenados da capital e do interior.