*A prefeitura de Porto Velho está mobilizando todas as suas secretarias e demais órgãos municipais para a competição internacional ''Dia do Desafio'', que acontece na última quarta-feira de maio, dia 31. O evento está sendo coordenado pela primeira dama da capital, Lucilene Peixoto.
*A primeira reunião com os representantes das secretarias, com o objetivo de traçar planos e envolver toda estrutura do executivo municipal, aconteceu na última quarta-feira (12), no gabinete do prefeito Roberto Sobrinho. Durante o encontro foram definidas as primeiras ações que devem associar atividades de lazer e esporte, bem como será a abertura oficial do evento.
*O ''Dia do Desafio'' é realizado no Brasil desde o ano 1995. Trata-se de um evento que tem o aval da Unesco e é organizado pelo SESC, em parceria com as prefeituras. Sua origem, porém, se deu em 1983, no Canadá. Conta-se que quando a temperatura chegava a 20 graus negativos, o prefeito de uma pequena cidade sugeria que os moradores saíssem de casa e caminhassem durante quinze minutos ao redor do quarteirão mais próximo, como forma de exercitar o corpo.
*As atividades devem ser realizadas em praças, logradouros, escolas, universidades, quartéis, clubes, associações, empresas públicas e privadas. Um serviço telefônico com prefixo 0800 será implantado exclusivamente para o dia da competição onde será contabilizada a participação do município. A proposta é que cada cidade mobilize o maior percentual possível de sua população para realizar, no mínimo quinze minutos de atividades, estimulando as pessoas a incluir prática de pelo menos uma atividade em sua agenda diária. Toda e qualquer pessoa, sem limite de idade, pode participar. “É importante ressaltar que ganha a cidade em que houver maior participação da população. A prefeitura vai mobilizar toda a sua estrutura para competir e fazer com que a comunidade se envolva”, disse Lucilene Peixoto.