Juizes de Rondônia integram projeto para melhoria do sistema penintenciário

Juizes de Rondônia integram projeto para melhoria do sistema penintenciário

Juizes de Rondônia integram projeto para melhoria do sistema penintenciário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Uma comitiva formada por especialistas britânicos e funcionários do Departamento Penitenciário Nacional chegou neste sábado a Porto Velho e iniciou ontem (10) a segunda fase do Projeto de Melhoria na Gestão Penitenciária, que tem como objetivo institucionalizar métodos para melhoria da gestão penitenciária no Brasil e, assim, assegurar a prática generalizada de respeito aos direitos humanos de presidiários e funcionários de penitenciárias.

*Esta segunda fase do Projeto, iniciado em São Paulo, pretende estender a iniciativa para mais dois Estados brasileiros: Espírito Santo e Rondônia, e consolidar a capacidade de melhoria da gestão penitenciária já estabelecida no Estado de São Paulo e em nível federal, em Brasília.

*O Poder Judiciário do Estado de Rondônia vai estar representado no Projeto pelos juízes Sérgio William Teixeira, titular da VEP - Vara de execuções Penais da Comarca de Porto Velho e o juiz Edewaldo Fantini Júnior, da VEP de Ji-Paraná. Eles foram indicados pela Corregedoria de Justiça de Rondônia, que tem à frente o Desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

*Os dois magistrados vão participar da implantação do Projeto em Rondônia integrando o Grupo de Trabalho junto com funcionários da Secretaria Estadual de Assuntos Penitenciários, Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradoria Geral do Estado, ACUDA, Comissão Justiça e Paz, Polícia Militar e demais autoridades estaduais relacionadas à Execução Penal. A Juíza Tânia Mara Guirro, Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça acompanhar o projeto representando a Corregedoria Geral da Justiça Estadual.

*Os especialistas britânicos que vêm a Rondônia para realizar um levantamento da situação atual do sistema penitenciário, particularmente na Capital, Porto Velho, e para promover treinamento da equipe que será responsável pelo desenvolvimento do programa de gestão. Eles desembarcaram no Brasil no último dia quatro de abril e permanecem no país até o próximo dia 15, tempo previsto para a realização da segunda atividade da fase dois do projeto. As visitas dos especialistas estão ocorrendo em São Paulo, Brasília, Vitória e Porto Velho.

*No domingo (10), toda a equipe esteve visitando o Presídio Feminino da Capital; na segunda-feira pela manhã a comitiva esteve na Casa de Detenção Mário Alves, conhecida como Urso Branco. Após o almoço acontecerá a apresentação do projeto, a partir das 14:30h, no auditório da OAB. Na terça-feira, dia 12 pela manhã, serão visitadas as Penitenciárias Edvan Mariano (Panda) e Ênio Pinheiro. Na tarde de terça e manhã de quarta acontecem as Oficinas com o Grupo de Trabalho no SEST/SENAT. Logo após a comitiva segue para a Capital Federal, Brasília.

*Sobre o Projeto

*A fase um desse projeto que vai ser implantado em Rondônia excedeu todas as expectativas. Já criou capacidade permanente para melhorar a gestão penitenciária no Estado de São Paulo e para replicação da iniciativa em outros estados. Isto foi alcançado com o apoio, envolvimento e financiamento tanto de autoridades federais quanto estaduais.

*O Projeto é financiado pelo Ministério de relações Exteriores Britânico, por meio do Fundo de Direitos Humanos e do Fundo de Oportunidades Global, em parceria com o International Centre for Prisons Studies do Kings College London, com o Ministério da Justiça no Brasil e secretarias de administração penitenciária estaduais.

*Os especialistas britânicos continuarão a oferecer treinamento prático no Espírito Santo e em Rondônia e consultoria mais estratégica para a solução de problemas aos recém-criados Escritórios para Gestão Penitenciária em São Paulo e no âmbito do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN - Ministério da Justiça), em Brasília.

*O programa inclui reuniões com os principais atores da equipe de coordenação do projeto, do Ministério da Justiça brasileiro (DEPEN) e das secretarias de administração penitenciária dos estados para finalizar a definição do funcionamento dos recém criados escritórios de gestão penitenciária em São Paulo e Brasília e para concluir o acordo sobre um memorando de entendimento para implementação do projeto no Espírito Santo e em Rondônia.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS