Ribeirinhos apontam prioridades em reunião com a primeira-dama
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*?Nosso principal objetivo na viajem aos distritos de São Carlos, Nazaré e comunidades ligadas a esses distritos, ao longo do rio Madeira, é fazer com que a população, através da discussão dos problemas que lhes afligem, participem do processo de construção de uma cidade melhor para todos dando sugestões e nos ajudando a administrar?, diz a primeira-dama.
*Segundo ela, as reuniões são, na prática, consultas públicas há muito defendida pelo prefeito e pelo Partido dos Trabalhadores, com o objetivo de detectar as reais necessidades e prioridades, para que a prefeitura possa atacar os problemas e resolvê-los da melhor forma. ?Não adianta o prefeito definir o que irá fazer em determinado distrito ou comunidade sem antes ouvir o que os moradores do local almejam e necessitam?, argumenta.
*A viajem ao baixo Madeira teve início na sexta-feira passada (1º/04). O distrito de São Carlos foi o primeiro a ser visitado pela primeira-dama, acompanhada pela secretária de Educação, Epifânia Barbosa, e pela coordenadora da Secretaria de Mulheres, Mara Regina, que se reuniram com professores, servidores da escola, alunos, pais de alunos e lideranças comunitárias.
*?Nós não temos uma varinha mágica, portanto os problemas não serão resolvidos com um único toque, mas queremos atuar em conjunto com a comunidade de forma responsável no atendimento às prioridades?, pondera Epifânia, que verificou a situação das escolas com dificuldades, tais como a falta de professores, as instalações físicas, inclusive a dificuldade de acesso dos alunos, em conseqüência da cheia do rio Madeira.
*Satisfeita com a receptividade das comunidades, Lucilene destacou a importância que os ribeirinhos deram a sua presença, pois poucas vezes uma primeira-dama visitou a região há muito esquecida pelos governantes municipais. Um levantamento, feito pela Coordenadoria das Mulheres, detecta o perfil empreendedor das moradoras de cada comunidade e busca alternativas para a geração de renda.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!