* O governo do Estado e a prefeitura municipal de Vilhena fazem parceria para a instalação de leitos de UTI naquele município. Na última quarta-feira o governador Ivo Cassol recebeu, em Porto Velho, a visita do prefeito Marlon Donadon, para tratar do assunto. Donadon estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Vilhena, vereador Ronaldo Alevato e assessores. Durante o encontro, ficou estabelecido que o Estado entrará com todos os equipamentos para a instalação de 12 leitos de UTI, sendo 8 leitos para adultos e 4 leitos infantis, o corpo de funcionários e equipe médica, enquanto que o município irá custear as despesas de manutenção dos equipamentos e os medicamentos para os pacientes.
*O governador Ivo Cassol determinou ao secretário Milton Moreira, que também participou da reunião, que tomasse todas as providências para efetivar o que foi estabelecido. Ontem mesmoo titular da Sesau, levou o prefeito Marlon Donadon e comitiva para conhecer as instalações do novo hospital João Paulo II e inclusive a Unidade de Terapia Intensiva daquele centro de saúde.
*Atualmente o Estado dispõe de 51 leitos de UTI na capital, fato esse que fez com que a saúde tivesse uma agilidade maior, principalmente em relação aos pacientes graves, sendo 26 no Hospital de Base, 12 no João Paulo II, 5 no Cemetron e 8 contratados na rede privada da capital. Em 2003 o Estado dispunha de apenas 8 leitos de UTI.
*O governador Ivo Cassol disse que “além de Vilhena, o plano de expansão de leitos prevê a contratação de 10 leitos de UTI na rede privada de Ji-Paraná, e em negociação mais 8 leitos em Ariquemes e a construção de uma ala de 12 leitos de UTI no Hospital Municipal de Rolim de Moura, com a compra pelo Governo de equipamentos de última geração, e a cessão do corpo de funcionários e médicos, ficando por conta do município as despesas de manutenção e de medicamentos.
*“Estamos agilizando a expansão do número de leitos de UTI para que possamos ter um socorro mais eficiente tanto no cone sul como na região central e zona da mata do Estado, pois os deslocamentos até a capital serão evitados fazendo com que os pacientes tenham uma sobrevida melhor, e que com a rapidez no atendimento nas unidades de terapia intensiva seja fator essencial para a preservação da vida dos pacientes”, finalizou. Cassol lembrou que, dentro das possibilidades financeiras, o estado está ampliando cada vez mais a parceria com os municípios, visando uma melhoria significativa no setor de saúde. No encontro de quinta também participou o chefe de gabinete do governador, Eduardo Mezzomo.