*O IPEM-RO, Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia, órgão delegado do INMETRO, realizou nesta última sexta-feira, dia 17, uma blitz junto ao posto da Polícia Rodoviária de Porto Velho, localizado na BR364, Km13. A fiscalização teve por objetivo investigar irregularidades em caminhões destinados ao transporte de cargas e produtos perigosos.
*Transportar combustível e produtos químicos pode oferecer alto risco à segurança de pedestres e motoristas de outros carros. Por se tratar principalmente de produtos inflamáveis é necessário que os veículos estejam em conformidade com a lei, seguindo as normas e padrões de segurança. De acordo com Alexandre Gonçalves de Souza, inspetor de Produtos Perigosos do IPEM-RO, várias infrações são encontradas nos caminhões retidos neste tipo de operação. “Um tanque amassado, por exemplo, compromete a fidelidade na medição volumétrica final da carga, ocasionando fraude e prejuízo financeiro” declara Alexandre.
*No entanto, as infrações mais comuns estão relacionadas a problemas na parte elétrica, sinalização e o estado de conservação dos pneus dos veículos. A inspeção dos caminhões é feita anualmente. Somente depois de verificados todos os itens de segurança requeridos pelo INMETRO é que o veículo recebe o CIPP, Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos e está apto ao tráfego e transporte da carga. Se for verificada alguma irregularidade a empresa transportadora terá um tempo limite para a regularização, passando posteriormente por uma nova inspeção. É prevista multa e apreensão do veículo caso não seja cumprido o prazo estipulado pelo órgão verificador.