*O prefeito Roberto Sobrinho e o presidente do Clube de Diretores Lojistas de Porto Velho, Osvino Juraszek, repassaram oficialmente nesta segunda-feira (20) cerca de 5,2 toneladas de garrafas plásticas à Associação dos Catadores de Rua. Trata-se de material utilizado como adorno durante as festas de Natal e Ano Novo.
*O secretário José Carlos Gadelha, do Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), destacou a campanha de inclusão social fomentada pela prefeitura, a partir de materiais reciclados, o que permite o ingresso dos catadores à cadeia de produtividade. *Desde o início da gestão Roberto Sobrinho, mais de 130 catadores são beneficiados pelo programa, entre associados e não-associados.
A Associação dos Catadores de Rua é, portanto, fruto do trabalho conjunto da prefeitura, através das secretarias municipais de Ação Social (Semas), Serviços Públicos (Semusp) e Desenvolvimento Econômico e social (Semdes), e da própria categoria. *Gadelha lembrou ainda que o trabalho dos catadores na confecção dos adornos, além de retirar milhares de garrafas das ruas, representa comida na mesa de 150 famílias de catadores. O prefeito Roberto Sobrinho disse que a campanha cumpriu o objetivo, “os catadores estão em processo acelerado de inclusão social. O meio-ambiente foi protegido, o lixo que não é lixo gerou renda e a solidariedade com os catadores foi exercida. A prefeitura, por sua vez, vai continuar participando dos eventos desta área, tanto por iniciativa própria quanto por solicitação das entidades”, arrematou o prefeito.
*O coordenador da Associação dos Catadores de Rua, Geraldo Gonzaga de Lima, elogiou o trabalho da prefeitura, do CDL e seus de parceiros. Ele aproveitou a oportunidade para solicitar a implantação do projeto de Coleta Seletiva do Lixo, que, entre outros benefícios, vai permitir à categoria a compra de uma prensa e uma balança para comercializar a produção.