*A articulação da bancada federal de Rondônia junto ao Ministério do Meio Ambiente e do Ibama não mudará a decisão da Justiça de apreender e leiloar todos os caminhões toreiros que continuarem a fazer a extração ilegal de madeira no Estado. A informação foi dada pela juíza Duília Sgrott Reis, que decidiu apreender e leiloar os caminhões toreiros que transportam madeira ilegalmente na região. A decisão teria sido o estopim para a manifestação dos madeireiros que culminou com o fechamento da BR-364 em Ariquemes.
*Para Duília, os toreiros e madeireiros reivindicam questões administrativas e políticas junto ao Ministério do Meio Ambiente e do Ibama e não o descumprimento da legislação. “Essa discussão política não é papel da Justiça”, salientou Duília.
*De acordo com a juíza, são outras as reivindicações dos manifestantes. “Não é por conta da minha decisão que a rodovia foi fechada”, afirmou ela. Duília disse que sua decisão foi tomada com base na legislação vigente em todo o país, e que para mudá-la teria que ser feita uma alteração na Constituição Federal pelo Congresso ou editada uma Medida Provisória pelo presidente Lula, cuja constitucionalidade ainda seria questionada..
*Duília falou ainda ao
rondoniaovivo.com que o método utilizado pelos madeireiros para reivindicar seus pleitos é questionável, pois toda a população do Estado está sofrendo as conseqüências do bloqueio. “Aqui em Ariquemes já está faltando combustível, daqui a pouco faltará alimentação”, finalizou a magistrada.
*____________________________________________________
*
Leia mais
*-----------------
*
Chega de garimpo - Por Adriel Diniz
* Apreensão de caminhões em Rondônia está prevista em lei
* Seis caminhões com madeira são apreendidos com documentação falsa
* Deputado Anselmo diz que é melhor Ivo Cassol nem aparecer em Brasília
*Terra sem lei - por Paulo Andreoli
*foto: www.ariquemeseregiao.com.br