Embrapa Rondônia realiza balanço de suas atividades nos últimos quatro anos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Pesquisador concursado da Embrapa desde 1984, Lucena já atuou nas Unidades do Amapá (Macapá-AP), Acre (Rio Branco-AC), Cerrados (Brasília-DF) e Rondônia (Porto Velho-RO). Como chefe geral, sua primeira experiência foi na Embrapa Acre, permanecendo na função por dois anos. No período de 1998 a 2000 exerceu o cargo de chefe geral da Embrapa Amapá. Em 2001, assumiu a chefia da Embrapa Rondônia e em 2003 foi reconduzido ao cargo por mais dois anos pela Diretoria da Embrapa. Em sua administração, resultados positivos foram contabilizados. Em 2000, a Embrapa Rondônia ocupava a 37ª posição no quesito produção técnico-científica entre as 40 Unidades espalhadas por todo o país. Em 2001, primeiro ano de sua gestão, a Unidade alcançou a 14ª colocação, conquistando mais uma posição em 2002 e duas em 2003.
*Entre as seis Unidades da região Norte do país a Embrapa Rondônia tem o melhor desempenho técnico-institucional há três anos consecutivos. O modelo de gestão é fundamentado, segundo ele, na busca da qualidade total, estruturada por processos e avaliações de resultados. O gerente opta também pela implementação de mecanismos de planejamento, administração e acompanhamento das atividades através de sistemas de gerenciamento. "A monitoração dos ambientes interno e externo é essencial na definição de estratégias para demandas político-institucionais", explica.
*Entre estratégias, uma das mais utilizadas pelo gerente são ações de comunicação social e transferência de tecnologias focadas no cliente, oferecendo visibilidade e participação da Unidade nas políticas municipais, estaduais e federais, além da intensificação de parcerias com entidades públicas e privadas. Abaixo, veja um balanço das principais atividades de pesquisa desenvolvidas pela Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
*Projetos de pesquisa executados ou em execução: 68;
*Culturas envolvidas: café, soja, algodão, arroz, milho, feijão, mandioca, cenoura, produção orgânica de leite, pastagens, florestas, sistemas agroflorestais, floricultura, plantas medicinais, banana, melancia, maracujá, pupunha, cupuaçu;
*Café
*Os trabalhos de melhoramento e melhoria da qualidade, adubação e controle de pragas são responsáveis pela produtividade em torno de 45 sacas de café / hectare ao contrário da média do Estado, estipulada em 12 sacas. Rondônia é o segundo Estado em áreas destinadas ao cultivo de café do tipo conilon, bastante utilizado em cafés solúveis, segundo dados do IBGE referentes aos últimos quatro anos. O Estado, que de acordo com o Instituto, dispõe de 222,9 mil hectares destinados ao cultivo da planta, ultrapassou São Paulo (com 213,4 mil hectares) e o Paraná, com 66,2 mil hectares. A evolução da cultura (106% no período avaliado) se sobressai em conjunto com Mato Grosso e Pará, que também tiveram uma acentuada expansão da área agrícola destinada ao café: acréscimo de 95% e 53%, respectivamente. A Embrapa Rondônia mantém no município de Ouro Preto d'Oeste, interior do Estado, um campo experimental que é responsável pela transferência de tecnologias aos produtores. Na sede em Porto Velho, pesquisadores têm trabalhado em duas vertentes: o controle biológico de pragas e doenças e a clonagem de plantas que se destacam em produção, através do método de propagação vegetativa.
*Produção orgânica de leite
*Trabalhos de pesquisa voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar, além de projetos que viabilizem a implantação de modelos de produção orgânicos, são algumas das diretrizes da Embrapa Rondônia. O projeto "Produção Orgânica de Leite", desenvolvido há dois anos, é preponderante para a otimização da atividade nas modalidades de agricultura familiar praticadas no Estado.
*Pecuária
*Rondônia desponta como o Estado que mais produz leite na região Norte, posição ocupada até então pelo Pará, segundo dados de 2003 do IBGE e da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes). Em 10 anos - no período compreendido entre 1991 e 2001 - a produção passou de 251 milhões para 475 milhões de litros, um incremento de quase 53%, responsável pela 11ª posição do Estado no ranking nacional.
*Enquanto o desempenho da produção de leite no Brasil cresceu 1,65% entre os anos de 1996 e 2000, o Estado apresentou superávit de 7,41% no mesmo período, conforme dados do Diagnóstico do Agronegócio do Leite realizado em 2002. Atualmente, são produzidos 483 milhões de litros de leite ao ano ou 1,5 milhões de litros ao dia em Rondônia. A bacia leiteira - composta pelos municípios de Ouro Preto d'Oeste, Jaru, Presidente Médici, Ji-Paraná e Cacoal - revela um potencial que pode se desenvolver muito mais, segundo pesquisadores. Abaixo, veja a participação da Embrapa nesse contexto e quais tecnologias foram desenvolvidas:
*Manejo de pastagens
*Sistema de pastejo rotacionado; variedades de capim testados e validados para a região: gêneros Panicum (cultivares Mombaça, Tanzânia, Massai, Vencedor) e Brachiaria (cultivar Xaraés), Capim-elefante. Sistema cana-de-açúcar + uréia.
*Bancos de proteína
*Utilização de leguminosas na alimentação do rebanho e na fixação de nitrogênio no solo. Exemplos de leguminosas: puerária e amendoim forrageiro.
*Sistemas agrossilvipastoris
*Convivência entre espécies florestais, pastagens, culturas e animais na mesma área: aumento da sustentabilidade. A prática também significa maiores ganhos para o produtor.
*Sanidade Animal
*Capacitação de 179 médicos veterinários da região Norte através de 10 edições do curso "Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis - EET", objetivando o seu credenciamento para atuarem no Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal;
*3) Produção de grãos
*A região cone sul de Rondônia é detentora de um dos maiores índices de produtividade de soja na última safra: 3,125 kg/ha. Vilhena, município onde a Embrapa Rondônia mantém um campo experimental especializado na pesquisa de grãos, apresentou uma produção média de 52 sacas de soja por hectare no período. A cidade, localizada ao sul de Rondônia, a 720 quilômetros de Porto Velho, desponta como uma das regiões do Brasil que mais produz a cultura, ultrapassando - em produtividade - estados tradicionais no cultivo, como Paraná. O potencial produtivo é tão elevado que tais índices são verificados na exploração de apenas 50 mil dos 700 mil hectares aptos para o plantio. Juntamente com municípios adjacentes na porção noroeste do Mato Grosso, a produção de outras culturas de grãos - como milho e arroz - também é evidente.
*A região cone sul, composta por sete municípios, é responsável por mais de 57% da produção estadual: 257.688 toneladas na última safra. A produtividade obtida está acima dos melhores índices internacionais, na faixa dos 2.600 kg/ha. A Empresa mantém no município um campo experimental responsável pelo desenvolvimento de materiais mais produtivos e geneticamente mais resistentes. Empresas como "Amaggi" e "Cargill" já se instalaram, montando unidades de recebimento do grão. A produção é escoada pela BR 364 até o porto graneleiro de Porto Velho, seguindo para Santarém (PA) e Itacoatiara (AM). Desses dois destinos, a soja de Rondônia é embarcada em navios para Europa, Estados Unidos e Ásia.
*VARIEDADES - A Embrapa tem uma responsabilidade reconhecida nos recordes de produção. A soja é uma cultura natural de latitudes elevadas. A planta foi introduzida - a partir de melhoramentos genéticos - em uma região localizada no paralelo 12 de latitude. A Unidade da Embrapa localizada em Londrina (PR) desenvolveu em 1999 três variedades recomendadas para as condições climáticas e de relevo de Rondônia: BRS Aurora, BRS Pirarara e BRS Seleta, encontradas no Campo Experimental de Vilhena.
*Em fevereiro de 2004, novas variedades de soja e arroz desenvolvidas pelo convênio Embrapa e Fundação Centro Oeste (Primavera do Leste, MT) foram apresentadas aos produtores em dias de campo. Entre os lançamentos de soja, a BRS Tianá, nome indígena que significa "sempre verde", despertou interesse. Com boa estabilidade de produção, bom vigor vegetativo e de maturação uniforme com tolerância às doenças de final de ciclo, a BRS Tianá apresenta produtividade superior às cultivares de ciclo tardio, chegando a mais de 60 sacas / hectare. Linhagens - ainda na fase de testes, sem sementes disponíveis - de ciclos tardio e precoce também foram apresentadas.
*Produção de publicações técnico-científicas
*Trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais: 38
*Resumos e artigos em anais e congressos: 455
*Publicações técnicas da série Embrapa: 203
*Artigos de divulgação na mídia: 788
*Capacitação tecnológica no agronegócio frutas em Rondônia
*Capacitação de agricultores e produtores rurais com vistas ao incremento da produção, produtividade, competitividade, melhoria da qualidade na cadeia produtiva da fruticultura.
*Produtores capacitados: cerca de 1600 em 78 cursos;
*Principais culturas: banana, abacaxi, coco, manga, cupuaçu, pupunha, goiaba, mamão, maracujá e laranja.
*Capacitação tecnológica para agricultores familiares
*Capacitação de agricultores em assentamentos rurais, comunidades indígenas e seringueiros com vistas ao incremento da produção, produtividade, competitividade e melhoria dos produtos agropecuários de base familiar.
*Produtores capacitados: cerca de 212 em 11 cursos e 88 horas de palestras técnicas;
*Principais culturas: banana, abacaxi, coco, hortaliças, seringueira, pupunha, produção orgânica de leite, mandioca, feijão cowpea, plantas medicinais, coleta de sementes essências florestais e floricultura.
*Eventos de transferência e difusão de tecnologia
*Dias-de-campo: 120, para 5337 participantes;
*Cursos de capacitação de técnicos e produtores rurais: 189 cursos, para 2945 participantes;
*Palestras: 1595 horas, para 12987 participantes;
*Feiras e exposições agropecuárias: 38, com 8436 atendimentos;
*Organização de seminários e reuniões técnicas: 64, para 2678 participantes;
*Reportagens tecnológicas: 4876 inserções na mídia
*Contratação de Pessoal
*Pesquisadores: 9;
*Pessoal de apoio: 18;
*Total do quadro de pessoal da Unidade: 148 empregados;
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!