JANTAR PRÁTICO: Receita de moela com tomate na panela de pressão

Depois de pronto, este clássico da cozinha brasileira pode ser servido com pão, polenta ou arroz. Confira o modo de preparo

JANTAR PRÁTICO: Receita de moela com tomate na panela de pressão

Foto: Reprodução de Panelinha

Para ficar bem macia e saborosa, a moela vai para a panela de pressão com tomate pelado e um refogado caprichado. Depois de pronto, este clássico da cozinha brasileira vai fazer sucesso servido com pão, polenta ou arroz.
 
Confira o modo de preparo!
 
INGREDIENTES
 
- 1 kg de moela de frango
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- 1½ cebola
- 4 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1½ xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
- sal
- 2 folhas de louro
- 5 ramos de salsinha
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1½ colher (chá) de colorau
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 
MODO DE PREPARO
 
1. Na tábua, corte as moelas em 2 pedaços — faça o corte na parte mais fina, bem na cartilagem, para facilitar. Se algumas moelas vierem maiores, corte em 3 pedaços.
 
2. Numa tigela grande, coloque os pedaços de moela e cubra com 1 xícara (chá) da água e o vinagre. Usando luvas descartáveis, esfregue bem os pedaços de moela com as mãos para retirar as gordurinhas amareladas da carne.
 
3. Transfira toda a moela para uma peneira em vez de escorrer — assim as gordurinhas ficam na água. Ainda na peneira, lave as moelas sob água corrente e reserve.
 
4. Leve a panela de pressão (sem a tampa) com 1,5 L de água ao fogo alto. Assim que a água ferver, tempere a moela com 1 colher (chá) do sal e mergulhe na água. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos — é importante que o fogo esteja baixo, pois a moela espuma ao cozinhar; isso serve para extrair o cheiro forte da carne.
 
5. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio; com a ponta da faca, descarte as sementes e pique as metades em cubinhos. * Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo nas mãos depois de cortar a pimenta — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
 
6. Após os 15 minutos, com a escumadeira, transfira a moela escaldada para uma tigela e descarte a água. Lave a panela de pressão e volte ao fogo médio.
 
7. Quando a panela aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 5 minutos, ou até começar a dourar. Junte o alho, as folhas de louro, a pimenta dedo-de-moça, o colorau, o cominho e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Refogue por 1 minuto para perfumar.
 
8. Adicione o tomate pelado (com o líquido) e misture bem. Junte a moela, ½ xícara (chá) da água, tempere com 1 colher (chá) de sal e misture. Tampe a panela e aumente o fogo. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Enquanto isso, lave, seque e pique fino a salsinha.
 
9. Desligue o fogo e atenção: espere toda a pressão sair antes de abrir a tampa. Misture a salsinha picada e sirva a seguir.
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS