MODO DE PREPARO
1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque as folhas de manjericão.
3. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade da carne moída, em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem acumular água. Deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com azeite.
4. Volte a primeira leva de carne para a frigideira, tempere com sal e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para desmanchar os pedaços de carne e dourar tudo por igual.
5. Transfira a carne dourada para a tigela novamente e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar.
6. Regue a frigideira com a água, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira — eles dão mais sabor ao preparo.
7. Acrescente o tomate pelado, tempere com 1 colher (chá) de sal e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo, volte a carne para a frigideira e deixe cozinhar por mais 2 minutos, para o molho encorpar levemente.
8. Desligue o fogo e misture as folhas de manjericão. Sirva a seguir com os pimentões assados.
PODE CONGELAR
Armazenado em um pote bem fechado, o ragu dura até 3 meses no congelador.