PUFF-PUFF: Bolinhos de chuva de gana perfeitos para tomar café

Confira o modo de preparo!

PUFF-PUFF: Bolinhos de chuva de gana perfeitos para tomar café

Foto: Panelinha / Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Crocante por fora e supermacia por dentro, esta versão mais leve do nosso bolinho de chuva leva canela e noz-moscada na própria massa. Preparada em Gana e também nos países vizinhos, recebe vários nomes: puff-puff, bofroat, beignet… É tradicionalmente servida no café da manhã, com mingau, ou como lanchinho em barracas de rua.
 
Confira o modo de preparo!
 

 

INGREDIENTES

— 1½ xícara (chá) de farinha de trigo
— ⅓ de xícara (chá) de açúcar
— 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo (cerca de 8 g)
— ¾ de xícara (chá) de água morna
— ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
— 1 pitada de canela em pó
— ½ colher (chá) de sal
— 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
 
 
MODO DE PREPARO
 
1. Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar, o fermento, a canela em pó, a noz-moscada e o sal. Adicione a água morna aos poucos, misturando bem com uma espátula de silicone firme (ou de bambu) — dobre a massa sobre ela mesma para incorporar todo o líquido; essa massa é mais firme mesmo, diferentemente da do bolinho de chuva brasileiro.
 
2. Cubra a tigela com um pano e deixe descansar por 1 hora, ou até dobrar de volume.
 
3. Passado o tempo de fermentação, coloque o óleo numa panela pequena de borda alta e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.
 
4. Para saber a temperatura de fritura, pingue na panela uma porção pequena da massa e observe: ela deve inflar e manter-se na superfície. Assim que o óleo estiver quente, abaixe o fogo e comece a fritar os bolinhos.
 
5. Mergulhe duas colheres de sopa no óleo quente para untar — assim a massa não gruda nas colheres e fica mais fácil modelar os bolinhos. Com uma das colheres, retire uma porção da massa e aproxime do óleo; com a ponta da outra colher, transfira a massa para o óleo quente — o bolinho vai inflar e ficar redondo assim que entrar em contato com o óleo quente.
 
6. Coloque quantas porções de massa couberem de uma só vez, sempre untando as colheres no óleo quente antes de pingar os bolinhos. Deixe fritar por cerca de 3 minutos, até que os bolinhos fiquem bem inflados e dourados — com cuidado, mexa de vez em quando com uma escumadeira para dourar por igual.
 
7. Com a escumadeira, retire e transfira os bolinhos fritos para a travessa forrada com papel-toalha, deixando escorrer bem o óleo. Repita o processo com o restante da massa e sirva a seguir.
 
 

DICA DE PLANEJAMENTO

Quer acordar e já ter bolinhos para fritar no café da manhã? Você pode preparar a massa na noite anterior. Faça a etapa 1 da receita, tampe a tigela (ou cubra com filme) e deixe fermentar na geladeira por até 12 horas. Na hora de fritar, retire a massa da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto o óleo aquece.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS