GASTRONOMIA: Aprenda a fazer galinhada a jato com salada de tomate

Confira o modo de preparo!

GASTRONOMIA: Aprenda a fazer galinhada a jato com salada de tomate

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A tradicional receita brasileira ganha uma versão mais prática e rápida preparada com filés de peito de frango, e não com frango inteiro. Já o tomate não vai para a panela e se transforma em uma saladinha refrescante e deliciosa que acompanha o prato. Bom demais!
 
 

INGREDIENTES

2 filés de peito de frango (cerca de 400 g)
 
1 xícara (chá) de arroz
 
1 cebola
 
3 tomates maduros
 
2 dentes de alho
 
2 xícaras (chá) de água fervente
 
azeite
 
¼ de xícara (chá) de caldo de limão
 
½ colher (chá) de cúrcuma
 
½ colher (chá) de cominho
 
½ colher (chá) de páprica doce
 
1 folha de louro
 
4 ramos de salsinha
 
½ xícara (chá) de ervilha congelada
 
sal
 
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
 
 

MODO DE PREPARO

Corte os filés de frango em cubos de cerca de 2 cm, tempere com ½ colher (chá) de sal e mantenha em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes — ele não pode estar gelado na hora de ir para a panela.
 
Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve um fervedor com um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver.
 
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque ⅓ dos cubos de frango — se colocar todos os pedaços ao mesmo tempo, eles vão cozinhar no próprio vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar por igual. 
 
Transfira para uma tigela e repita o processo com o restante do frango, regando a frigideira com um fio de azeite a cada leva.
 
Mantenha a panela em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, a cúrcuma, a páprica e 1 colher (chá) de sal. Mexa bem por 1 minuto para perfumar.
 
 
Adicione o arroz e mexa bem por 1 minuto. Regue com 2 xícaras (chá) da água fervente, 2 colheres (sopa) do caldo de limão, junte o louro e misture com uma espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos — isso vai dar sabor ao preparo.
 
Volte o frango para a panela e aumente o fogo. 
 
Assim que a água começar a ferver novamente, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta até secar, por cerca de 12 minutos — para verificar, espete o arroz com um garfo e afaste os grãos do fundo da panela.
 
Enquanto isso, prepare a saladinha de tomate: lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de caldo de limão, 1 pitada de sal e pimenta a gosto. Misture a salsinha picada e reserve.
 
Assim que a água da galinhada secar, desligue o fogo, acrescente a ervilha, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor e a ervilha descongelar.
 
Na hora de servir, solte a galinhada com um garfo, misturando a ervilha. Sirva a seguir com a saladinha de tomate.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS