Arbitragem mudou três jogos das oitavas

Os erros de arbitragem cometidos durante a fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 influenciaram diretamente no cruzamento das oitavas de final, incluindo o confronto entre Brasil e Chile.

Arbitragem mudou três jogos das oitavas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os erros de arbitragem cometidos durante a fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 influenciaram diretamente no cruzamento das oitavas de final, incluindo o confronto entre Brasil e Chile. O balanço do desempenho da arbitragem na competição mostra que três partidas das oitavas de final seriam diferentes não fossem os erros cometidos nas partidas da primeira fase. E o pior: uma seleção, a Bósnia, estaria classificada para enfrentar a França não fosse um gol mal anulado. Mas está eliminada.

Entre gols mal anulados, gols irregulares validados e gols convertidos em pênaltis que não ocorreram, oito das 48 partidas da fase de grupos da Copa tiveram os placares alterados. Duas delas foram no Grupo A, do Brasil, e teriam mudado o cruzamento das oitavas de final. Contra a Croácia, na estreia, o Brasil venceu por 3 a 1 com um gol em cobrança de pênalti que não existiu, sofrido pelo atacante Fred. No dia seguinte, o México teve dois gols anulados de forma incorreta na vitória por 1 a 0 sobre Camarões. Se não houvesse erros da arbitragem, o Brasil teria vencido por apenas 2 a 1, e o México teria aplicado 3 a 0. Tais placares mudariam a classificação final do Grupo A: o México ultrapassaria o Brasil no saldo de gols e acabaria na primeira posição. Nas oitavas, então, teria-se México x Chile e Brasil x Holanda.

A mudança provocada pelos erros da arbitragem no Grupo A daria à seleção brasileira um confronto teoricamente mais complicado, com maior chance de eliminação nas oitavas de final. A Holanda passou da primeira fase com três vitórias e viu o atacante Arjen Robben ser um dos melhores jogadores da Copa até aqui. Além disso, provocou a maior surpresa do torneio ao humilhar a Espanha, atual campeã mundial, com goleada por 5 a 1 na estreia – seria 4 a 0 sem erros da arbitragem –, e foi a última a eliminar o Brasil de uma Copa. Em 2010, venceu por 2 a 1 nas quartas de final e só foi derrotada na final.

O outro confronto das oitavas de final que seria alterado se não houvesse erros de arbitragem é aquele entre a França e o segundo colocado do Grupo F. Os franceses vão enfrentar a Nigéria, mas teriam de passar pela Bósnia se não houvesse erros que influenciaram diretamente no placar. A partida que provocou a troca de posições aconteceu no último dia 21 e acabou com vitória da Nigéria por 1 a 0 sobre a Bósnia. O placar sem erro, no entanto, seria 1 a 1. O atacante Edin Dzeko, do Manchester City (ING), teve um gol legal mal anulado. No fim da fase de grupos, a Bósnia teria marcado quatro pontos, contra apenas dois da Nigéria, e estaria classificada.

A Bósnia é a única seleção que teria se classificado às oitavas se desconsiderados os erros de arbitragem. Os erros que afetaram diretamente o placar aconteceram com mais frequência nos primeiros dias da Copa e desapareceram nos últimos. A partida na qual a seleção mexicana teve dois gols anulados de forma incorreta, contra Camarões, rendeu afastamento ao árbitro-assistente (bandeirinha) colombiano Humberto Clavijo, autor dos dois equívocos.

COMO FICARIAM AS OITAVAS SEM ERROS DE ARBITRAGEM:

- México x Chile (1º Grupo A x 2º Grupo B)

- Colômbia x Uruguai (1º Grupo C x 2º Grupo D)

- Holanda x Brasil (1º Grupo B x 2º Grupo A)

- Costa Rica x Grécia (1º Grupo D x 2º Grupo C)

- França x Bósnia (1º Grupo E x 2º Grupo F)

- Alemanha x Algéria (1º Grupo G x 2º Grupo H)

- Argentina x Suíça (1º Grupo F x 2º Grupo E)

- Bélgica x EUA  (1º Grupo H x 2º Grupo G)

 

PARTIDAS QUE TIVERAM RESULTADO AFETADO PELA ARBITRAGEM:

12/6 - Brasil 3 x 1 Croácia:pênalti inexistente a favor do Brasil, convertido

13/6 - México 1 x 0 Camarões: dois gols do México mal anulados por impedimento

13/6 - Espanha 1 x 5 Holanda: pênalti inesxistente a favor da Espanha, convertido; gol irregular da Holanda validado, falta de Robin Van Persie em Iker Casillas

14/6 - Uruguai 1 x 3 Costa Rica: gol irregular da Costa Rica, em posição de impedimento

15/6 - Suíça 2 x 1 Equador: um gol da Suíça mal anulado

15/6 - França 3 x 0 Honduras: pênalti inexistente a favor da França, convertido

16/6 - Alemanha 4 x 0 Portugal: pênalti inexistente a favor da Alemanha, convertido

21/6 - Nigéria 1 x 0 Bósnia: um gol da Bósnia mal anulado   

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS