O Brasil conquistou um ótimo resultado logo no abertura das decisões provas de natação desta segunda-feira. Primeiro atleta do país a disputar uma final nesta edição do Mundial de Esportes Aquáticos, Felipe Lima garantiu o bronze nos 100m peito ao cruzar a linha de chegada atrás apenas do recordista mundial e do atual medalhista olímpico de prata na modalidade.
Felipe apresentou bom ritmo desde o início de prova. Tanto que completou os primeiros 50m na vice-liderança, atrás do sul-africano Cameron van der Burgh, que lutava para melhorar sua marca.
Na segunda metade, porém, tanto ele quanto o van der Burgh acabaram superados pelo australiano Christian Sprenger, que garantiu o ouro ao cravar 58s79, apenas 0s18 à frente do sul-africano. Felipe completou a prova em 59s65, repetindo a semifinal e diminuindo o seu melhor tempo pela segunda vez em Barcelona.
“Eu sabia que estava muito bem e não tinha nada a perder. Há muito tempo eu batia na trave nessa prova. Vim para fazer meu melhor e agradeço muito aos meus técnicos. É um sonho realizado", disse Lima ao canal Sportv.
Esta foi a primeira medalha brasileira na natação no Mundial de Esportes Aquáticos deste ano, a sexta na classificação geral.