ESPORTE - Disputa de natação encerra Olimpíadas Universitárias de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As disputas realizadas sábado e domingo no Clube Ferroviário mostraram a habilidade dos atletas das instituições de ensino de Rondônia. Mesmo os que não ficaram entre os primeiros conseguiram índices em suas modalidades para competir na etapa nacional. “Em reunião com os dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário vamos definir quais atletas rondonienses irão competir na etapa nacional. Estamos muito felizes em ver os ótimos índices de nossos atletas. Esse é o resultado da dedicação dos nadadores, de seus técnicos e também das próprias Instituições Universitárias que acreditam e investem em seus alunos. Estão todos de parabéns”, lembra Luis Gouveia, diretor técnico da Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária (FRDCU).
Entre os destaques desse ano das Olimpíadas está a atleta Verusca Correia, 21 anos. A estudante de Direito da Faro levou quatro medalhas de outro para casa: nos 100m, 200m e 400m livre e nos 100m borboleta. “Há três anos represento Rondônia nas Olimpíadas Universitárias Nacionais e ano passado trouxe a medalha de bronze na prova 1.500m livres. Esse ano estou treinando bastante para conseguir uma melhor colocação”, afirma Verusca.
Romer Nóbrega foi o grande destaque entre os nadadores. O estudante de Engenharia Florestal da Faro foi campeão nas categorias 100m costas, 200 medler, 100m borboleta e 100m livre. “Me dedico quatro horas por dia aos treinos. São duas horas na piscina e duas na academia para garantir boas colocações”, conta o atleta.
Disputas de sábado
O ginásio da faculdade Metropolitana ficou lotado na tarde de sábado. Era a etapa final do judô das Olimpíadas Universitárias 2009. Participaram da competição judocas das faculdades Fimca-Metropolitana, Faro e São Lucas. Segundo o experiente árbitro da Federação Brasileira de Judô Márcio Gomes, o público deste sábado ultrapassou o número de participantes de eventos estaduais. “A torcida dá ânimo aos atletas, isso é muito bom”, disse. “O nível dos judocas é muito alto. Acredito que vão fazer bonito lá em Fortaleza”, concluiu.
A olimpíada rondoniense - promovida pela Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária (FRDCU)- começou no dia 4 passado, com a realização de jogos de voleibol, futsal, basquetebol e handebol, nas categorias masculino e feminino. Para a presidente da federação, Silmara Rabelo Alves, a participação de mais de quatro mil atletas demonstra a importância do evento esportivo. “O nível de toda a competição foi muito alto. Atletas e instituições estão de parabéns”, observou Silmara.
A etapa nacional das Olimpíadas Universitárias será em agosto em Fortaleza, Ceará. Até o final do mês a diretoria da FRDCU anunciará os atletas que farão parte da comitiva rondoniense.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!