Uma modalidade esportiva motociclistica que teve início há cerca de quatro anos e conquistou o interior rondoniense. É o Velocross, que começou de forma bem amadora, com os pilotos disputando as corridas mais por lazer do que por competição. Com a supervisão da Federação de Motociclismo de Rondônia que passou a organizar as provas e dar todo o respaldo aos participantes, rapidamente à modalidade foi ganhando espaço até se tornar a maior coqueluche do motociclismo estadual.
Com a coordenação da FMR, aumentou o nível técnico da competição, despertando o interesse da mídia e consequentemente vieram os patrocinadores, que tornaram o Velocross uma das competições que mais premio distribui entre os pilotos.
A temporada 2009 de Velocross contará com a participação de pelo menos 120 pilotos distribuídos nas 04 categorias. No campeonato estão previstas um total de 12 provas, com o inicio da temporada marcada para a cidade de Cerejeiras nos dias 04/05 de abril. O circo do Velocross irá visitar os municípios de Ariquemes e Porto Velho que estarão sediando etapas dessa modalidade pela primeira vez. Para estas provas a organização estará disponibilizando o transporte de motos e equipamentos para os pilotos participantes. Segundo informou o presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, o transporte será feito por um caminhão baú que estará saindo da cidade de Cacoal seguindo até o local da prova.
Outra novidade nesta temporada será a cronometragem das provas que será do modo eletrônico, conduzida pela equipe Mancini de cronometragem. “A cronometragem eletrônica durante todo o campeonato é mais uma inovação dentro do Velocross, faz isso devido à importância que a modalidade vem alcançando na mídia”. Informou Selhorst.
Aos pilotos vencedores nesta temporada também será entregues uma C100 Pop por cada categoria, outra novidade é a criação experimental da categoria Sênior onde poderão disputar as provas apenas pilotos com idade acima dos 35 anos. “Vamos valorizar os pilotos mais velhos com uma categoria só para eles, assim os dinossauros do MX de Rondônia terão um espaço para continuarem a mostrar a sua performance”.brincou Selhorst.
As provas do campeonato de Velocross na temporada 2009 terão o apoio do Senador Valdir Raupp, Deputada Federal Marinha Raupp, Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Deputado Estadual Valdivino Tucura, Honda, Castilho Estruturas Metálicas e Cairu Transportes.