ESPAÇO ABERTO: Agronegócio espera superar 1 bilhão em vendas em Ji-Paraná

ESPAÇO ABERTO: Agronegócio espera superar 1 bilhão em vendas em Ji-Paraná

Foto: Divulgação

MOVIMENTO
 
Houve um congestionamento de pessoas circulando pelo Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, no primeiro dia de Rondônia Rural Show. É o maior evento do agronegócio em nosso estado.
 
 
PARTICIPAÇÃO 
 
São mais de 600 expositores espalhados pelo parque, entre eles, representantes de pelo menos 9 países. A maioria vem em busca de tecnologia e de produtos  produzidos aqui que são destaques internacionais.
 
ENTUSIASMO
 
Ao falar para o Rondoniaovivo, nesta segunda-feira, o governador Marcos Rocha destacou o prestígio que a feira já tem e o volume de negócios que são realizados por aqui.
 
MULTIDÃO
 
Rocha apontou que o público este ano deve chegar a 200 mil pessoas. Gente que está há dois anos praticamente sem trocar informações, tecnologia e realizar bons negócios. A feira ficou parada por dois anos por conta da pandemia.
 
VOLUME
 
O governador acredita que as negociações podem superar a barreira de 1 bilhão de reais. “Nós temos qualidade, matéria prima de primeira e produtores pujantes e empolgados. O Governo vem promovendo inúmeras ações voltadas à produção. Então tudo se encaminha para que nosso agro cresça cada vez mais", argumentou Rocha.
 
META ATINGIDA
 
Marcos Rocha enfatizou que a previsão de produção agrícola para 4 anos, em Rondônia, seria de 14 bilhões e hoje já está em 22 bilhões. O governador apontou que o aumento significativo se deve às ações do Governo e envolvimento dos produtores.
 
COERÊNCIA
 
Faz sentido boa parte dos argumentos de Marcos Rocha. Eu conversei com representantes da empresa de máquinas e implementos agrícolas, MaquiParts, com matriz em Várzea Grande, Mato Grosso, que apostam na riqueza de nosso estado para realizar excelentes negócios.
 
GIGANTE
 
A empresa, por exemplo, está colocando no mercado, um pulverizador gigante com reservatório para 3 mil litros, que atende qualquer tipo de lavoura.
 
GIGANTE 2
 
A máquina, que chega a parecer um "transformer" de tão imponente que é, tem tração 4x4, com motor individual por roda que impede, por exemplo, de patinar enquanto pulveriza. O preço do veículo chega a ser tão imponente quanto seu tamanho: mais de 1 milhão e 200 mil reais.
 
 
LUCRO
 
Os empresários garantem que o custo benefício para o produtor faz com que o preço da máquina seja compensatório, se for levado em conta a agilidade e capacidade de pulverização, bem como a enorme redução de perdas que o equipamento proporciona.
 
 
CONTA FINAL
 
Olhando por essa ótica fica fácil entender porque o Governo espera superar a meta de 2 bilhões de reais em volume de negócios.
 
FOCO
 
O senador Acir Gurgacz, disse que a Rondônia Rural Show tem uma tradição de apresentar novas tecnologias para o homem do campo ao mesmo tempo que oferece mecanismos para viabilizar os negócios. Acir argumenta que os bancos que operam na feira já trabalham com compromisso de oferecer juros atrativos que estimulam os negócios.
 
 
PEQUENOS
 
Mas não são só os gigantes do agronegócio que se destacam na Rondônia Rural Show. Mais de 100 expositores de agroindústrias e artesanato de várias regiões do estado estão tendo a oportunidade de expor seus produtos com expectativas de novas oportunidades de negócios.
 
 
PONTUAIS
 
Os visitantes poderão conhecer de perto, degustar e adquirir o melhor que Rondônia tem a oferecer de produtos regionais, como por exemplo, produtos de panificação, doces, chocolate, mel, embutidos de carne suína, queijo, iogurte, conservas, manteiga e outras variedades, além de artesanato.
 
 
CHANCE
 
A maioria dos expositores destaca que é uma oportunidade diferenciada para o produtor expor seu produto e abrir o mercado para novas oportunidades de comercialização. 
 
PRA FORA
 
Dependendo da certificação é possível exportar os produtos através da feira, já que existem muitos representantes de vários países no local. As agroindústrias são a base da agricultura familiar e Rondônia já é conhecida fora do Brasil pela excelente qualidade de sua produção.
 
Visitantes tem a oportunidade de experimentar produtos das agroindústrias.
 
 
MULHERES
 
A associação Mulheres Chocolateiras de Teixeirópolis – Cacautex, trouxe para a feira um grupo de produtoras rurais para oferecer um chocolate tão bom quanto o produzido em Gramado, no Rio Grande do Sul.
 
 
MULHERES 2
 
Elas destacam que essa edição da Rondônia Rural Show se tornou ainda mais especial devido ao tema que homenageia as Mulheres do Agro. As produtoras garantem que é uma forma de valorizar o trabalho e mostrar o potencial feminino na pequena indústria.
 
ARTESANATOS
 
Além das agroindústrias, a feira também conta com a presença de vários artesãos. Produtos como enxoval de bebê, cama, mesa e banho foram o que mais atraíram a atenção dos visitantes no primeiro dia de Rondônia Rural.
 
 
REGISTRO
 
Roberto Carlos cover foi uma atração à parte no primeiro dia de evento em Ji-Paraná. Pediu um registro de sua presença e, claro, que não poderíamos deixar de atender.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS