ESPAÇO ABERTO: Divisão de votos em Rondônia é benéfica para a esquerda

ESPAÇO ABERTO: Divisão de votos em Rondônia é benéfica para a esquerda

Foto: Divulgação

ESQUERDA
 
Uma possível divisão de votos envolvendo Marcos Rocha, Marcos Rogério e Leo Morais,  é o que tem animado alguns dirigentes dos partidos considerados de esquerda que desejam disputar às eleições em outubro.
 
COMPOSIÇÃO
 
No PSB é consenso lançar a candidatura ao governo do advogado Vinicius Miguel, a questão seria como compor isso. Partidos como PDT, MDB ( ala do senador Confúcio ) e  PT, são estratégicos para o alinhamento. 
 
JUNTOS
 
No caso do PDT, do senador Acyr Gurgacz, e do PSB, do deputado Mauro Nazif, ambos já vem caminhando juntos nas últimas oito eleições, incluindo disputas ao Governo e Prefeitura. Seria realmente só uma questão de ajuste.
 
PARTIDO DOS TRABALHADORES
 
Nessa eventual formação, digamos, de uma frente partidária, o PT também poderia ter espaço. Além disso, também poderia se unir ao grupo o Solidariedade, do ex-governador Daniel Pereira, que é pré-candidato ao Governo.
 
CARGOS   
 
No caso de uma formação dessa natureza, muitos nomes poderiam surgir, tanto para disputar o Governo como Senado,  mas claro que deverá prevalecer o bom senso e o que pesquisas internas tem revelado.
 
DESTAQUE
 
No PSB, Vinicius Miguel é nome confirmado para pré-candidato ao Governo se as enquetes dentro do partido forem levadas em conta.
 
HISTÓRICO
 
Aliás, o PSB aponta que Miguel vem de boas votações em duas eleições e a missão do partido seria apenas trabalhar bem o nome dele entre os jovens. Os nomes ao Senado ou a vice-Governador na chapa com o PSB, ficariam com a tarefa de convencer eleitores mais conservadores. 
 
CONHECIDO
 
Um dos nomes com boa aceitação poderia ser o de Daniel Pereira. Tem experiência política e acesso em vários setores da sociedade. A questão é que existem divergências internas ao nome do ex-governador.
 
DEMORA
 
Um dos argumentos seria uma acomodação política de Daniel, que teria demorado tempo demais para se lançar candidato. Algumas lideranças do PSB enfatizam que se ele realmente estivesse interessado em disputar Governo ou Senado, já deveria estar trabalhando isso há bastante tempo.
 
ENTRAVE
 
Outro ponto que pode “emperrar” uma composição com o Solidariedade diz respeito ao PDT e MDB. Tanto o senador Gurgacz como Confúcio são donos de mandatos e poderiam indicar nomes na eventual chapa com o PSB.
 
AJUSTE
 
O alinhamento do PDT com o PSB já existe, a questão seria apenas incluir a ala emedebista liderada pelo senador Confúcio. O agrado ao MDB poderia vir com uma indicação à majoritária.
 
SARAPATEL
 
O problema nisso tudo é decifrar de que forma o MDB de Lúcio Mosquini vai atuar junto a Marcos Rocha e o MDB de Confúcio  junto a Vinicius Miguel. Importante destacar que nenhum dos dois, em tese, é dono do partido.
 
PT
 
Nesse cenário de esquerda, o Partido dos Trabalhadores também poderia contribuir com algum nome de destaque. Fatima Cleide, Hermínio Coelho e Ramom Cujuí são lideranças com credenciais para também compor uma majoritária.
 
CANDIDATOS
 
Os três nomes citados acima já anteciparam que serão candidatos. Ramon cujui, por exemplo, já definiu candidatura ao Senado, mas nada impede  mudar as pretensões em caso de aliança.
 
LULA
 
O PT está muito confiante na polarização LULA/BOLSONARO e acredita que o partido pode melhorar consideravelmente os índices habituais de votos em eleições realizadas em Rondônia. 
 
ENTENDIMENTO
 
PSB, PDT e MDB, da ala de Confúcio Moura, garantem que até o fim de maio já haverá uma definição, pelo menos quanto ao nome na majoritária.
 
REJEITADO
 
Falando em consenso, a Assembleia Legislativa rejeitou por maioria absoluta o nome do auditor fiscal de Porto Velho, Jailson Viana de Almeida, indicado pelo governador Marcos Rocha para o Tribunal de Contas do Estado.
 
REJEITADO 2
 
Foram 21 votos contrários à indicação, sendo que houve uma abstenção e duas ausências. Ninguém do alto escalão do Governo esteve na sessão para acompanhar os trabalhos dos deputados.
 
GOVERNO FRACO, PARLAMENTO FORTE
 
Essa era a expressão mais usada após a sessão de votação da indicação do nome sugerido pelo Governador. Nos bastidores, os comentários eram de que Marcos Rocha teria tentado empurrar o nome de Jailson goela abaixo. “ Sem articulação, nunca vai haver consenso”, disse um deputado após os trabalhos.
 
OUTRO LADO
 
O governador Marcos Rocha me enviou uma nota sobre a decisão da Assembleia
 
"Vou agir sempre da forma legal. Tentar entender o motivo da rejeição, uma vez que o Dr Jailson atende requisitos exigidos na Constituição e demais regulamentações. Ele é contador, advogado, Auditor Fiscal, mais de 25 anos de serviço e é Ficha limpa.
 
A Lei exige notórios saberes, 10 anos mínimos de serviço público em Rondônia. A Vaga é do Governo do Estado".
 
APURAÇÃO
 
O Tribunal de Contas do Estado ( TCE) determinou ao prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, que investigue gastos feitos pelos gestores que estavam na prefeitura em 2016, sob pena dele ser responsabilizado por eventuais danos que possam ter ocorrido ao erário público.
 
VÉICULOS
 
As irregularidades encontradas pelo TCE estão relacionadas à compra  de combustíveis. Em decisão monocrática, o conselheiro Wilber dos Santos Coimbra pede ao prefeito que abra imediatamente  processo administrativo para investigar as denúncias, que chegaram esse ano ao TC.
 
PEDIDO
 
A Secretaria-Geral de Controle Externo e o Ministério Público de Contas já se manifestaram pela imediata conversão do processo em Tomada de Contas Especial. O que significa um processo administrativo devidamente formalizado, com rito próprio, por ocorrência de dano à administração pública federal, com apuração de fatos, quantificação do dano e identificação dos responsáveis, e obter o respectivo ressarcimento.
 
GESTORES
 
O procedimento envolve o ex-prefeito de Candeias do Jamari, Antônio Serafim da Silva Junior, o ex-secretário de agricultura, Frank Max Zeed do Nascimento, e o ex-secretário de saúde, Márcio Roberto Ferreira de Souza. 
 
PRAZO
 
Em sua decisão, o conselheiro Wilbert  indeferiu de imediato os pedidos da SGCE e do MPC, dando um prazo de 15 dias, a contar da notificação dos citados, para que eles  exerçam o direito  do contraditório e da ampla defesa.
 
 
 
 
PREFEITO
 
Em meio a esse prazo, o prefeito Valteir Queiroz  terá que demonstrar ao TC que também tomou  medidas administrativas e judiciais, se for o caso, para que a cidade receba de volta valores correspondentes aos danos que eventualmente  tenham ocorrido.
 
DETERMINAÇÃO
 
Nesta terça-feira, o conselheiro Wilbert  determinou  a citação dos envolvidos informando  que eles  podem apresentar suas justificativas por escrito, em face das supostas impropriedades apontadas pela Secretaria-Geral de Controle Externo.
 
ALERTA
 
O TC informa também que  a não apresentação de razões de justificativas, ou sua apresentação intempestiva, poderá resultar  em julgamento à revelia  com eventual aplicação de multa ou conversão dos autos no  procedimento da Tomada de Contas Especial.
 
OUTRO LADO
 
A coluna não encontrou o ex-prefeito de Candeias do Jamari, Antônio Serafim da Silva Junior, e os ex-secretários  Frank Max Zeed do Nascimento e Márcio Roberto Ferreira de Souza para comentarem as denúncias.
 
 
 
 
SORTEIO
 
Uma aposentada da cidade de Vilhena registrou queixa na polícia contra uma empresa que realiza sorteio de prêmios pela TV. A idosa teria ganho 10 mil reais em sorteio realizado no dia 06 de março.
 
SORTEIO 2
 
Há 45 dias a ganhadora espera pela entrega do prêmio. Ela chegou a ser entrevistada pela TV Record, de Vilhena,  que fazia anúncios da marca CAP SHOW. A direção da emissora informou que o sorteio é de responsabilidade dos organizadores e a TV apenas divulgava o produto através de relação comercial.
 
DÚVIDA
 
O problema é que não é só a idosa que ganhou e não levou. Uma outra vítima, ganhou um Fiat Mobi no valor de 35 mil reais e recebeu apenas 15 mil do valor total. Outras pessoas já apareceram reclamando ter ganho algum prêmio e ainda não recebido.
 
OUTRO LADO
 
Os donos do CAP SHOW, que são da cidade de Londrina, no Paraná,  não atenderam as ligações da coluna e nem responderam mensagens.
 
OUTRO LADO 2
 
Um detalhe curioso é que o CNPJ que fazia os pagamentos dos prêmios  é de uma mineradora de Londrina, diferente do que informam os certificados. Nos títulos, a empresa responsável seria Lendas Brasil, com 17 anos de existência e endereço também em Londrina.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

N J Schaefer

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS