ESPAÇO ABERTO: Três candidatos ao Senado Federal brigam por duas chapas majoritárias em Rondônia

ESPAÇO ABERTO: Três candidatos ao Senado Federal brigam por duas chapas majoritárias em Rondônia

Foto: Divulgação

 

ESPAÇO

 
Com a saída de Cassol do cenário eleitoral desde ano, pode faltar chapa majoritária para um dos três declarados pré-candidatos ao Senado. Jaime Bagatolli, Jaqueline Cassol e Expedito Junior.
 
ESPAÇO 2
 
Léo Moraes e Marcos Rogério se animaram com o impedimento de Cassol e nos próximos dias já devem oficializar as candidaturas. Nenhum dos dois anunciou candidato ao Senado em suas eventuais chapas. Teoricamente, Jaqueline poderia ser opção para Léo, enquanto Expedito Junior e Jaime Bagatolli "brigariam" pela vaga junto à Marcos Rogério.
 
PRA ONDE IR
 
Marcos Rogério é quem está com a missão mais difícil. Expedito é aliado de longa data e Jaime Bagatolli o preferido de Jair Bolsonaro, com quem Rogério tem todas as afinidades.
 
GOVERNO
 
Em se tratamento de amores por Bolsonaro, até poderia um dos dois- Jaime ou Expedito- embarcar na chapa do Governo. O problema é que Marcos Rocha já convidou publicamente uma deputada federal, que não é Jaqueline, para a vaga ao Senado em sua chapa.
 
 
SOLUÇÃO
 
O impasse poderia ser resolvido com Jaime ou Expedito aceitando ser vice de Marcos Rogério. O problema é que a vaidade está acima desta possibilidade. Vamos aguardar e ver quem serão os preferidos.
 
LEO MORAES
 
O deputado questionou a coluna de ontem. Me disse que não ofereceu vaga de vice ou senado para o MDB em sua Chapa.
 
TOMBO  
 
Um importante político quando soube do impedimento de Cassol, teria afirmado para amigos próximos estar arrependido por ter tomado decisão precipitada. Agora terá que honrar o acordo que fez, até porque agradeceu aos céus a graça recebida. 
      
 
CANDIDATOS
 
Um dos maiores e tradicionais partidos de Rondônia, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), está focado em formar suas nomitas para deputado estadual e federal. Só depois que isso for definido, começarão as tratativas para eventuais acordos em chapa majoritária, informou o presidenda da legenda no Estado, deputado Federal Lúcio Mosquini.
 
DIFICULDADE
 
Mosquini aponta que esse é o principal desafio do momento para todos os partidos. As legendas precisam de nomes fortes que possam trazer votos, o problema é que eventuais candidatos estão desanimados com o percentual necessário para poder "beliscar" alguma chance.
 
 
CONVITES
 
"Recebemos convites, praticamente, de todos os prováveis candidatos ao Governo". Isso nos honra muito, mas não podemos nem pensar nisso antes de definir quem serão nossos candidatos a deputado federal e estadual", destaca Mosquini.
 
FORMAÇÃO
 
A preocupação do deputado Mosquini faz sentido, mas é consequência da falta de organização dos próprios partidos, não só do MDB. Ao longo dos anos nunca houve uma preocupação em formar lideranças de longo prazo, somente temporárias para eleições.
 
FORMAÇÃO 2
 
Agora com o novo formato eleitoral, gente desconhecida ou sem expressão política não vai contribuir para o coeficiente final, o que limita e impõe desafios aos políticos tradicionais. 
 
FORMAÇÃO 3
 
A nominata para deputado Federal, por exemplo, terá que ter nove candidatos, sendo três mulheres, e necessitará entre 100 e 110 mil votos. Para se eleger, o candidato terá que fazer mais de 20% de votos desse total. O mesmo partido para ter dois nomes eleitos, precisará de mais de 150 mil votos. 
 
 
POSSIBILIDADE
 
Existe a chance de um candidato se eleger apenas com 10% do total do coeficiente, desde que ele seja o mais votado do partido. Nesse caso, um candidato teria que fazer 11 mil votos e o restante ficar entre 8 e 9 mil votos.
 
POSSIBILIDADE 2
 
A regra demonstra que ninguém pode ser "puxado" com menos de 20% do total de votos, mas um candidato pode ser eleito com 10%.
 
ESTADO   
 
No caso dos deputados estaduais, cada partido terá que ter 25 candidatos, sendo pelo menos 6 mulheres. O coeficiente partidário para o Estado é de 36 mil votos em média, o que exige mais ou menos 7 mil votos para um candidato poder se eleger.
 
OPINIÃO
 
Importante dizer que o cálculo mais importante se refere a nominata dos federais. Afinal, é o número de deputados federais que garante o Fundo Eleitoral e partidário.
 
 
VILA TEOTÔNIO 
 
A Santo Antônio Energia iniciou  a reforma do píer e do atracadouro da Vila Nova de Teotônio, um dos locais mais bonitos de Porto Velho, conhecido por belas paisagens e pela gastronomia com pratos típicos da região.
 
MAIS DE 10 ANOS 
 
Distante 40 quilômetros da capital, o reassentamento Vila Nova de Teotônio foi construído pela Santo Antônio Energia e entregue para a comunidade há 12 anos.
 
 
INOPERANTE
 
O píer de madeira, de mais de 200 metros de comprimento, uma das grandes atrações turísticas da localidade e cenário para belas fotos, não estava sendo utilizado porque sofreu com o desgaste natural, devido à ação do tempo e pela falta de manutenção.
 
REFORMA
 
As obras abrangerão a substituição de toda a  madeira que está comprometida, instalação de novas peças para a melhoria da sustentação da estrutura, aplicação de tinta e de imunizante para cupins, entre outras ações. A previsão é que o trabalho dure quatro meses.
 
 
MAIS OUTRA
 
Ainda neste primeiro semestre também deverão ser iniciadas as obras do novo acesso à Vila Nova de Teotônio, o que diminuirá em 15 quilômetros a distância para o ponto turístico, facilitando a chegada de turistas e fomentando o comércio da região.
 
VISITA
 
Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, esteve visitando o Rondoniaovivo onde foi recebido por seu diretor, jornalista Paulo Andreoli.
 
 
VERGONHA
 
Ainda não era meia noite e já tinha posto de combustível com valor da gasolina reajustado nas bombas. Média de 60 centavos de aumento chegando a 90 em alguns estabelecimentos.
 
ESTAMOS JUNTOS
 
Como não se viu manifestação nenhuma, me parece que está prevalecendo o patriotismo. Aliás, nas redes sociais dezenas de denúncias apontam que as distribuidoras de combustíveis de Rondônia teriam segurado caminhões nos pátios aguardando o reajuste.
 
FISCALIZAÇÃO
 
Como temos um Procon de atuação tímida, me parece que seguirá tudo do jeito que está. Cada posto vende pelo valor que bem entender e quem não gostar que ande a pé.
 
NACIONAL
 
Essa vergonha nacional que é o reajuste dos combustíveis só terá um basta quando os caminhoneiros pararem o Brasil mais uma vez, como aconteceu em 2018. A categoria é a única com capacidade de mobilização que consegue se fazer ouvir.
 
LUTO
 
Bombeiros de todo o estado receberam com tristeza a notícia da morte do cabo Luan Palmeira do Nascimento, lotado em Vilhena. Ele sofreu um acidente com moto. O cabo Palmeira tinha 28 anos e era muito querido na corporação.
 
LIVRO
 
 
Durante esta semana vou divulgar fotos de alguns amigos que foram até o Porto Velho Shopping prestigiar o lançamento presencial de meu livro. Agradeço a amizade e generosidade de todos!
 
 
Com os amigos Eliardo e Regina
 
Com o amigo jornalista, Felipe Corona
 
 
Com o amigo Orlando Silveira
Direito ao esquecimento

Você acredita que a gestão da Segurança Pública (Sesdec) em RO está sendo competente no combate ao crime no estado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS