ESPAÇO ABERTO: Decisão da Justiça Federal ajuda Candeias do Jamari recuperar milhões de reais

ESPAÇO ABERTO: Decisão da Justiça Federal ajuda Candeias do Jamari recuperar milhões de reais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

VOLUME

Já passa de dez milhões de reais os valores recuperados pelo Município de Candeias do Jamari numa ação de recuperação previdenciária. A cidade vinha pagando impostos à mais para a Receita Federal.
 
AÇÃO
 
Ano passado, o município identificou os valores que teria direito e entrou com Mandado de Segurança na Justiça Federal pedindo a devolução do dinheiro. O pedido foi deferido pelo TRF e a cidade passou a fazer um encontro de contas.
 
PROCEDIMENTO
 
Segundo o Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, Antônio Rebello, todo o mês o município desconta parte do que tem direito de receber na guia de impostos que é paga mensalmente.
 
HONRAR COMPROMISSOS
 
De acordo com o Secretário, todo o dinheiro já recuperado vem sendo usado para manter a folha de pagamento em dia, compra de material de expediente, limpeza e conservação, e quitação de dívidas.
 
 
ACORDO
 
Antônio Rebello enfatiza que Candeias do Jamari estava com nome sujo no Cadin, Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Isso impossibilitava o recebimento de recursos federais. 
 
PARCELAMENTO
 
Antônio afirma que a divida com a União estava em 5 milhões e meio. Com parte do dinheiro já recuperado, foi dada uma entrada  de 549 mil reais e feito parcelamento em 60 vezes no valor de 80 mil mensais.
 
LIMPO
 
O Secretário destaca que hoje, Candeias não deve nada para o Governo Federal e está com nome limpo para receber recursos de emendas parlamentares e de outras fontes de receita.
 
OUTRA FONTE
 
Além dos recursos já recuperados com a recuperação  previdenciária, Candeias também deverá começar a receber valores tributários, de impostos deixados de ser recolhidos para o município.
 
 
PARA OS JOVENS
 
Energisa busca talentos para Programa de Estágio em 11 estados. São mais de 120 vagas com inscrições até 9 de março. Oportunidade para estudantes em busca de experiência e aperfeiçoamento profissional. As vagas são para 15 áreas do conhecimento.
 
SEM DISTINÇÃO
 
O processo seletivo daEnergisa também busca ampliar a diversidade de suas equipes. O programa, com vagas em vários estados do país, quer atrair cada vez mais mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIA+ e pessoas de baixa renda.
 
OPÇÕES
 
Os candidatos podem buscar oportunidade nas áreas de: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Psicologia, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Direito, Tecnologia da Informação, Sistemas de Redes e de computadores e Técnico em Eletrotécnica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de março por meio do link https://jobs.kenoby.com/estagioenergisa/.
 
 
ROUBOS
 
Cidadão foi na Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos denunciar roubo de sua camionete. Desistiu da ocorrência após ver a situação do local e ouvir as explicações de dois servidores de plantão.
 
ROUBOS 2
 
Por incrível que pareça, a DP tem 6 investigadores e um escrivão para toda a capital. Não existe estrutura para as equipes de investigação, embora haja saldo positivo do trabalho quando os minguados agentes saem a campo.
 
 
OPINIÃO
 
A situação realmente é esdrúxula e sem cabimento. Porto Velho com uma frota de quase 200 mil veículos, entre carros e motos, ter meia dúzia de policiais para atender os crimes que envolvem veículos é algo fora dos padrões, até mesmo para os rincões de Sucupira que dirá em nossa querida Porto Velho.   
 
PC
 
O Diretor Geral da Polícia Civil de Rondônia, delegado Samyr Fuad, informou que realmente o efetivo da PC está muito abaixo das necessidades, sendo que há uma demanda enorme em todo o estado. Samyr aponta que nem um concurso a curto prazo resolve o problema de forma imediata.
 
ESFORÇO
 
O delegado argumenta que “os servidores da PC não medem esforços para prestar um bom serviço, no entanto é humanamente impossível atender uma quantidade de ocorrências com bom êxito, sendo que o efetivo está abaixo do mínimo necessário”, esclarece.
 
 
DEFICITÁRIO
 
O delegado afirma que assumiu a direção da Polícia Civíl, no fim de 2018,  já com o efetivo aquém do mínimo necessário. De lá pra cá teve aposentadorias, exonerações por motivos variados e falecimento, o que resultou em aproximadamente 400 servidores a menos.
 
OUTRO LADO
 
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que irá se inteirar da situação e divulgar nota assim que tiver as informações.
 
OPINIÃO 2
 
A Secretaria de Segurança não saber que isto vem ocorrendo não me surpreende. Afinal, temos um novo conjunto habitacional de papelão, sucata, pneu e restos de madeira na região central da cidade e os gestores fazem de conta que isso não é com eles.
 
 
MAIS OUTRO INCÊNDIO
 
De novo uma fiação da Empresa Municipal de Iluminação pegou fogo e quase deixou toda uma região no escuro. Agora foi na rua Marmelo esquina com Guaporé, onde inclusive tem um posto de combustível no local. A Energisa e os bombeiros foram chamados e resolveram o problema.
 
 
NADA A DECLARAR
 
É o terceiro caso, em 10 dias, de curto circuito em fiação de responsabilidade do município. Como nas vezes anteriores, a Colônia de Férias que é a gestão atual da Emdur não se manifestou sobre o fato. Talvez quando houver um dano bem grave, pode ser que alguém “acorde”.
 
DEFERIDO
 
O vereador Rafael Bento Pereira, de Ariquemes, conseguiu autorização da Justiça Eleitoral para se desfiliar do União Brasil, sem perder o mandato. Os advogados Manoel Veríssimo e Juacy Loura, que defendem Rafael, apresentaram argumento voltado ao estatuto do União.
 
DEFERIDO 2
 
Os advogados alegaram que Rafael não concorda com o programa partidário do União Brasil, que é diferente do Democratas, partido ao qual ele era filiado. DEM e PSL fizeram fusão e criaram novo estatuto.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS