TOMBOU
Uma carreta carregada com óleo de cozinha tombou na ponte do rio Madeira na tarde ontem. O Rondoniaovivo registrou, instantes após o tombamento, uma grande quantidade de pessoas saqueando a carga.
TUMULTO
Foi uma confusão tremenda. Além da carreta trancando o trânsito, também tinha na pista carros, motos e bicicletas de quem passava pelo local e parava para pegar o que podia de óleo. Até aí nada de surpreendente pois saques de cargas tombadas acontecem em vários lugares.
POLÍCIA
A questão é que durante a transmissão do Rondoniaovivo uma equipe da Polícia Militar do 1º BPM passou pelo local, desviou das pessoas e de unidades de óleo caídas na pista e foi embora como se nada de extraordinário estivesse acontecendo.
SEM NINGUÉM PARA IMPORTUNAR
Como nem a Polícia Rodoviária Federal apareceu, os saqueadores fizeram a festa. De acordo com a empresa dona do óleo, pelos menos 70% da carga foram furtados. A transmissão do acidente e saque durou quase meia hora até que, finalmente, aparecessem viaturas da PM e pouco depois da PRF.
OUTRO LADO
A PM informou que os policiais que passaram pelo local estavam atendendo outra situação e avisaram o Centro de Operações do que estava ocorrendo. No mesmo instante, outras viaturas teriam sido acionadas para atender a ocorrência.
OUTRO LADO 2
A Polícia Rodoviária Federal informou que estava em outra ocorrência no momento do acidente. A equipe se deslocou para o local tão logo concluiu o trabalho que estava fazendo.
DESINFECÇÃO
Nesta sexta-feira (29), às 08h, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva coordenará a desinfecção da área do prédio da superintendência estadual do ministério da saúde, em Porto Velho, RO. Esta é uma ação de enfrentamento do Covid-19 em locais de grande circulação de pessoas.
RESPOSTA DO DETRAN
Sobre a denúncia do Sindicato dos servidores do Detran, o Departamento informa que não é verdade que funcionários tenham sido mantidos trabalhando após testarem positivo para o coronavírus.
MEDIDAS
O Departamento citou como exemplo o fechamento do posto avançado do Detran, na zona Leste de Porto Velho, onde duas servidoras teriam apresentado suspeitas de estarem com a doença. De acordo com o Detran o posto foi fechado por 10 dias.
OUTRO LOCAL
As mesma medidas teriam sido tomadas no setor de fiscalização que fica no prédio da Coordenadoria Metropolitana de Trânsito ( Cometran). Dois servidores que também estavam com sintomas da doença foram afastados das atividades e encaminhados para quarentena.
HIGIENIZAÇÃO
O Detran também informa que a limpeza das unidades está sendo feita por empresas terceirizadas, que desenvolvem o trabalho em período integral.
AGENDAMENTO
Para manter serviços considerados importantes, o Detran avisa que está com agendamento que pode ser feito por telefone ou na página do Departamento de Trânsito na Internet. Na semana passada, a Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina também passou a disponibilizar agendamento on-line.
CFCs
Desde o dia 14, de acordo com o órgão, está sendo disponibilizada uma plataforma para realização das aulas técnico-teóricas na modalidade de ensino remoto. O objetivo é manter as atividades dos Centros de Formação de Condutores ( CFCs ) durante a pandemia.
LINKS PARA CONTATOS NO DETRAN
BB LÍDERA NÚMERO DE INFECTADOS
Uma funcionária do edifício onde funcionam diversas agências e departamentos do Banco do Brasil, na avenida Farqhuar, em Porto Velho, testou positivo para covid-19 nesta quinta-feira, 28/5. Isso coloca o banco na liderança do ranking de bancários contaminados pelo novo coronavírus em todo o Estado, agora com seis casos confirmados.
QUARENTENA
O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) informou que a funcionária foi afastada do trabalho, ainda, no dia 20 de maio, mas o resultado dos seus exames saiu apenas nesta quinta, confirmando a suspeita de covid-19.
MEDIDAS
O gestor da agência confirmou ao Sindicato que o prédio será desinfectado nesta sexta-feira (29) e que todos os funcionários que trabalham no mesmo departamento que ela (Escritório Exclusivo Digital) foram afastados e serão monitorados pelos gestores do banco.
DOAÇÃO
A Usina Hidrelétrica Jirau doou uma remessa de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para reforçar o combate ao Coronavírus (COVID-19) na capital. A doação é garantida por meio de recurso financeiro captado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
PROTEÇÃO
O apoio garante aos profissionais da saúde o reforço de 9.000 aventais descartáveis, 800 aventais cirúrgicos, 5 mil pares de luvas de procedimento médico e 21.900 mil unidades de máscaras cirúrgicas.
MUNICÍPIO
Para a Secretária de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini, a entrega é fundamental para o município neste momento. “Essa doação chega na hora certa e irá garantir atendimento aos pacientes que necessitam, além de disponibilizar ao profissional de saúde a proteção e segurança durante os procedimentos mediante a grande possibilidade de contaminação do coronavírus”, ressalta Eliana.
ESTADO
A Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia também recebeu 9 mil pares de luvas de procedimento médico, que foram entregues no Pronto Socorro João Paulo II (3 mil unidades), Hospital de Base Ary Pinheiro (3 mil unidades) e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia - CEMETRON (3 mil unidades).