A candidata à prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho (UNIÃO), através de seu comitê de campanha, processou o jornal eletrônico
Rondoniaovivo na tentativa de retirar do ar uma pesquisa eleitoral veiculada, tanto no site quanto nas redes sociais.
Realizada pelo Instituto Amazônia de Pesquisas - IAP, esse levantamento contou com a assinatura de um profissional estatístico, registro na Justiça Eleitoral, além de seguir todas as outras regulamentações estipuladas para essa espécie de serviço.
Nessa pesquisa, Léo Moraes aponta 60,7% das intenções de votos, enquanto Mariana Carvalho aparece com 39,3%, o que pode ter sido um dos motivos que levou os advogados de Mariana Carvalho a tentarem impedir a sociedade de ter acesso a essa pesquisa justamente nos dias finais do pleito 2024.
De acordo com o entendimento da Justiça, o Rondoniaovivo não precisa retirar matéria alguma, uma vez que a alegação feita por Mariana Carvalho não condiz com os pressupostos que impedem a veiculação de uma pesquisa eleitoral.
"Da análise do conteúdo da presente representação e numa análise superficial, típica das medidas de urgência, não encontro probabilidade do direito para o deferimento do pedido de remoção. O perigo de dano por consequência não pode ser valorado. Logo, ausentes os elementos do art. 300 do CPC, INDEFIRO a tutela de urgência", relatou a decisão tomada pela Justiça Eleitoral.
Com isso, a pesquisa segue no ar e os internautas do Rondoniaovivo continuam com acesso amplo e irrestrito às todas as informações do pleito 2024 em Porto Velho para poder tomar a melhor decisão para o futuro da cidade.
Os dados da pesquisa haviam sido coletados no período de 21/10/2024 a 24/10/2024. Ela está registrada na Justiça Eleitoral com o número de registro: RO-06075/2024. Tem como estatístico responsável: Ricardo da Costa Lima (Registro do estatístico no CONRE: 9583).
*MATERIAL PUBLICADO EM ACORDO VERBAL ENTRE PARTES