REALIDADE: “Escolas em RO estão parecendo presídios com muros altos”, diz Rosângela Hilário

Para ela, em RO a educação pública é tratada de uma forma em que os alunos não vejam a escola como um espaço de convívio e crescimento pessoal

REALIDADE:  “Escolas em RO estão parecendo presídios com muros altos”, diz Rosângela Hilário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Educação sempre fez parte da vida profissional da professora da Universidade Federal de Rondônia, Rosangela Hilário. Como candidata à deputada federal, pelo PDT, ela tem nesse campo da sociedade uma das suas principais bandeiras de luta.

 

Para Rosangela, em Rondônia a educação pública é tratada de uma forma em que os alunos não vejam a escola como um espaço de convívio e crescimento pessoal. Ou seja, não é um local para a socialização.

 

“Uma escola que não tem portas, janelas, que tem muros altos que parece um presídio, é uma escola que as crianças não querem estar. A educação em Rondônia também é uma educação, que não é pautada em nossos espaços, a partir do lugar que nós estamos. É de fora para dentro. Então o que está dando certo lá fora, é copiado para cá, para dentro, sem levar em consideração que os contextos, são completamente diferentes”, avaliou.

 

Não fizeram

 

Ela observa que quando faz críticas à educação, não está falando do município ou da população que vive nessas localidades. Rosangela diz que a proximidade das eleições é uma oportunidade para se eleger pessoas que, de fato, são comprometidas com a melhoria da educação em Rondônia.

 

“Então do que estou falando, mesmo? Estou falando de um Estado. Eu não faço oposição de maneira nenhuma à cidade, e nem às pessoas que moram na cidade. Eu faço oposição às pessoas que ocupam esses espaços e não querem cuidar de outras pessoas, não querem cuidar da cidade. Eu acho que a oportunidade deles, já foi. Eles já tiveram tempo o bastante, para privar que podiam mudar o estabelecido, não mudaram e nem começaram. Então eu fico pensando, o que credita essas pessoas a virem aqui novamente e pedir de novo o voto de vocês?”, perguntou.
 

A candidata a deputada federal conclui que para a situação da educação em Rondônia refletir a realidade local, é necessário a mudança em que ocupa as esferas de decisão da sociedade. Nesse caso, eleger pessoas que são ligadas ao setor educacional público e que tem experiência e, principalmente, vontade de mudar.

 

“Penso que reúno as credenciais para ser também uma voz pela educação, em especial, a básica que é a base de todo o sistema”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS