O candidato ao Governo, Pimenta de Rondônia (PSOL), comentou durante entrevista ao Rondoniaovivo, concedida ao jornalista Ivan Frazão, na última segunda-feira (05), sobre o problema da saúde no Estado. Ele disse que a falta de governabilidade e gerenciamento é o que tem ocasionado todo esse caos no que se diz respeito a saúde pública em Rondônia.
Pimenta prometeu que, se eleito governador, terminará as obras dos hospitais que estão em construção, além, de regionalizar e alinhar as secretarias de saúde no Estado. Ele destacou também a importância em acabar com as filas de espera para cirurgias e exames eletivos. A solução para esse problema, afirmou, é fazendo os mutirões com urgência.
Outro ponto, ressaltado pelo candidato, foi de que não adianta construir um hospital e não o equipar, colocar medicamentos e ter um bom número de profissionais, para que seja feito um atendimento de qualidade a população.
“A saúde é coisa séria e é prioridade no nosso programa de governo”, declarou.
Educação
Pimenta de Rondônia aproveitou a conversa para analisar a Educação Pública em Rondônia. Ele não poupou críticas à forma como o atual governo vem administrando o setor. O candidato lamentou a falta de capacitação dos profissionais e que o governo não consegue fazer investimentos no setor.
Ainda comentando sobre educação em Rondônia, o candidato afirmou que durante a pandemia as escolas poderiam ter sido reformadas. Ele declarou que tem escolas que não estão tendo aulas, pois, estão passando por reformas, o que está prejudicando o ano letivo dos alunos.
“O professor tem vergonha de dizer qual a profissão dele, pois, tem vergonha do salário que ganha”, finalizou defendendo a valorização profissional dos trabalhadores desse setor.