Especialidades médicas sem a necessidade de ir a Porto Velho. Essa é a proposta de Jaime Bagattoli para a saúde do Estado como candidato a Senador por Rondônia. O empresário e candidato do PL defende a regionalização da saúde para evitar longos deslocamentos de pacientes de municípios do interior para a capital do Estado.
"Essa é uma realidade que as gestões anteriores se acostumaram, seja do Executivo ou do Legislativo Estadual. Nós pretendemos enfrentar isso de frente. Estamos falando de emendas e recursos específicos para essa área", explica.
O candidato lembra haver mais de 10 mil pessoas que esperam hoje por uma cirurgia eletiva no Estado, um assunto que, segundo ele, precisa ser discutido em todas as esferas da administração pública.
"Saúde pública não se discute sozinho. Pretendo trabalhar, lado a lado, com o futuro Governo do Estado na implantação de uma nova gestão em saúde", completa. O foco, segundo o candidato, será na descentralização dos serviços de alta complexidade, desafogando o sistema da capital e levando as especialidades para mais perto da população.
"Em minha visita a Guajará Mirim, por exemplo, vi o retrato da saúde em nosso Estado. Lá, o hospital é apenas uma promessa de anos e até hoje não foi concluído. Temos que mudar essa realidade, são vidas em jogo", finaliza.