O candidato à reeleição ao Governo de Rondônia, Marcos Rocha (UNIÃO), foi entrevistado pelo Rondoniaovivo, na última quinta-feira(18), onde destacou a importância dos programas sociais realizados Estado. Ele defendeu a continuação dos projetos, que levam capacitação para a população, proporcionando a essas famílias condições para que não venham a depender de ajuda pública para o sustento.
Na ocasião, ele destacou alguns projetos criados na atual gestão de Rondônia. Entre esses está o Prato Fácil, onde famílias podem ter acesso a comida, por um valor de dois reais. Outro citado pelo governador, foi o ‘Mulher Protegida’, onde mulheres que são vítimas de violência doméstica, tem ajuda e proteção do Estado para sair da situação de perigo em que se encontram.
Marcos Rocha também falou sobre programa ‘Crescendo Bem’, onde crianças na primeira infância e até os três anos de idade, são ajudadas de várias formas, inclusive financeiramente. Ele explicou que esse projeto é um trabalho feito em conjunto com o Governo Federal. Além desses projetos, foram citados também o ‘Mamãe Cheguei’ e o ‘Cartão Alimentação’, direcionado aos estudantes.
“O programa ‘Amparo’, que inclusive manteve o giro de capital dentro dos comércios, foi o que conseguiu fazer com que as famílias que não podiam trabalhar no período da pandemia, pudessem ter recursos para alimentação”, lembrou Marcos Rocha.
Capacitação
Ressaltou que através do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEP), foram compradas carretas para servirem como salas de aulas ambulantes. Assim, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (Seas), foram criados cursos de capacitação profissional para atender a população de todo o Estado.
“O intuito é atender essas pessoas para que, no futuro, elas possam caminhar sozinhas sem depender do Governo”, finalizou.