Com o resultado, segue descartada a possibilidade de uma eventual vitória do petista já no primeiro turno. Os demais concorrentes somaram 42% das intenções de voto, o que significa que Lula não teria os 50% de votos mais um necessários. De qualquer forma, o ex-presidente vence em todas as simulações de segundo turno.
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 51% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro. Em relação à última pesquisa, o petista oscilou dentro da margem de erro (era 53% no mês passado), enquanto o atual presidente cresceu fora da margem (era 34% no mês passado).
No primeiro turno, os dois líderes das pesquisas são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 5% das intenções de voto, que empata tecnicamente com André Janones (Avante), com 2%; Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. O restante dos candidatos não pontuou.
A Quaest ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 e 31 de julho. O levantamento tem um índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com número BR-02546/2022.
Veja a seguir os resultados para cada candidato no cenário de primeiro turno estimulado:
Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 5%
André Janones (Avante): 2%
Simone Tebet (MDB): 2%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Eymael (DC): 0%
Felipe D'Avila (Novo): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Luciano Bivar (União Brasil): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Brancos/Nulos/Não vai votar: 6%
Indecisos: 6%
Pesquisa espontânea
A Quaest também realizou uma sondagem espontânea, que é quando os entrevistados apontam suas intenções de voto sem uma lista de nomes. Nesse levantamento, Lula pontuou 33% e Bolsonaro, 26%, o que representa uma oscilação dentro da margem de erro em relação a junho - era 31% e 24%, respectivamente. Veja o resultado final:
Lula (PT): 33%
Jair Bolsonaro (PL): 26%
Ciro Gomes (PDT): 1%
Brancos/Nulos/Não vai votar: 3%
Indecisos: 36%
Qual a data das Eleições 2022?
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022
Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)