O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia na tarde desta segunda-feira (11), atendeu o pedido de filiados ao DEM e PSL e declarou que aqueles que se elegeram por estes partidos não devem fidelidade ao UNIÃO BRASIL e por isso podem migrar para serem candidatos por outra sigla.
O assunto tem sido discutido há dias por vereadores que são pré-candidatos às eleições 2022 e que estavam com medo de deixar as hostes do governador e perderem seus cargos de vereador. Inclusive, havia rumores de que as cartas de anuências justificando a saída do União Brasil, só eram dadas àqueles que garantissem filiação a partidos da base do governo e que por ele fossem indicados.
Como o prazo final de envio de relação de filiados esse ano ficou até dia 18.04, muitas mudanças que já aconteceram devem ser publicadas até esta data, o que vai impactar também aqueles que não serão candidatos, mas que preferiram se distanciar do União Brasil.
Nos bastidores da política local, há quem diga que a derrota do Governador representa uma vitória para o grupo do Senador Marcos Rogério, devendo o PL receber nos próximos dia um número substancial de filiações com nomes importantes para apoiamento de base as eleições 2022. Isso pode trazer prejuízos ao presidente da nova sigla que é candidato à reeleição ao governo.