CULTURA VIVA: Começa Mapeamento Nacional dos Pontos de Cultura Digital e Mídia Livre

Começa Mapeamento Nacional dos Pontos de Cultura Digital e Mídia Livre Trabalho faz parte da meta dois do projeto e contribuirá para atualizar e ampliar a base de dados do MinC

CULTURA VIVA: Começa Mapeamento Nacional dos Pontos de Cultura Digital e Mídia Livre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Identificar os Pontos de Cultura que atuam com tecnologia, comunicação e mídia livre no Brasil é uma das metas do projeto desenvolvido pelo Pontão de Cultura da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).


Iniciado neste mês de dezembro, o mapeamento nacional deverá diagnosticar as potências, necessidades e desafios enfrentados pelos pontos e coletivos culturais envolvidos com esta temática, servindo, ainda, de subsídio para futuras ações no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que há 20 anos certifica, reconhece e fomenta grupos culturais nas comunidades.


Para fazer parte do mapeamento, é preciso preencher o formulário disponível neste link
. Em seguida, um dos Agentes Cultura Viva - jovens de 18 a 24 anos contratados para o projeto - entrará em contato para coletar informações adicionais. Esses jovens passaram por um processo de formação promovido pelo comitê gestor do Pontão de Cultura e estão distribuídos entre as cinco regiões do país.


Um dos objetivos desse mapeamento é atualizar a base de dados do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, além de contribuir para que mais grupos e coletivos de cultura digital e mídia livre possam ser certificados.


Informações


O formulário, elaborado em conjunto com o Pontão do Coletivo Digital, busca ainda trazer respostas para diversas questões relativas à cultura digital, incluindo aspectos como internet e conectividade, equipamentos, uso de redes sociais proprietárias e federadas; utilização de inteligência artificial; sistemas operacionais e softwares utilizados no dia a dia dos pontos de cultura.

 


“Nossa motivação passa por reconhecer que a luta por direitos digitais e a articulação da Rede de Cultura Digital no Brasil é fundamental para assegurar ambientes democráticos nas redes e nas ruas e cultura é a linha que tece a nossa identidade, constrói democracia e muda a vida das pessoas”, destaca Wilken Sanches, um dos fundadores do Pontão Coletivo Digital. “Um mapeamento eficiente das entidades que estão trabalhando com temas ligados à mídia livre, à inclusão e cultura digital pode ser um passo importante para a rearticulação do movimento em todo território nacional. Saber quem somos e o que fazemos é o primeiro passo para descobrirmos o que podemos fazer juntos”, complementou.


Em janeiro de 2025 será apresentado um diagnóstico em formato de cartografia e relatório com o uso do Open Street Map, nestes moldes: https://colaborativas.net/mapa.


Sobre o Pontão


A Rede das Produtoras Culturais Colaborativas foi selecionada pelo MinC no edital 09/2023 como um dos Pontões Temáticos de Cultura Digital, Comunicação e Mídia Livre.


Tem em seu comitê gestor por sete Pontos de Cultura Digital distribuídos pelas cinco regiões do país, são eles:

 

Associação Alquimídia – Florianópolis/SC Circo do Capão – Palmeiras/BA Raízes do Cerrado – Cocalzinho de Goiás/GO Casa Preta – Belém/PA Casa de Cultura Tainã – Campinas/SP Pontão de Cultura Digital iTeia – Recife/PE Ponto de Mídia Livre Estúdio Livre Paraná – Curitiba/PR


A entidade proponente do Pontão é o Instituto Intercidadania.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS