A escritora é servidora do IFRO/Calama - Porto Velho, e professora de História na rede municipal de PVH
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“A aceitação da obra no Rio de Janeiro está sendo incrível, por isso estamos lançando o livro nesse estado”, declarou a escritora e doutora Cledenice Blackman, que durante o evento falará sobre o tema ‘A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a População Afro-antilhana”, com a participação, inclusive, de descendentes de afro-antilhanos (as). O lançamento será na Casa 11 – Sebo e Livraria.
“Do mar do caribe à beira do madeira: historiografia, cultura e imigração” foi lançado em Rondônia em 09 de novembro de 2019, no Teatro Guaporé. A obra já está indo para a sua segunda edição.
De acordo com a pesquisadora, o livro trata sobre uma nova forma de pensar a imigração da comunidade afro-antilhana para o Brasil (Belém, Manaus e Porto Velho mais especificamente).
“Antes da minha pesquisa, o grupo era nomeado “barbadianos” e ao longo desse estudo iniciado em 2005 (Em centros de documentações e bibliotecas) tive acesso à fontes primárias, a exemplo de ficha funcional de imigrantes, cartas em inglês, doação familiar etc)”, explica, acrescentando que fez a cartografia/mapeamento da comunidade afro-antilhana inglesa, comprovando que esse grupo era imigrante de diversas ilhas do Caribe: Barbados, Granada, Trinind e Tobago, Jamaica, Guiana Inglesa e outras ilhas).
Ela explica que esse grupo de mulheres, homens e crianças era homogeneizado pela historiografia regional, nacional e internacional. “Os meus estudos (bacharelado em história, dois mestrado em história, doutorado em educação) contribuíram para desmistificar essa comunidade plural que partiam de Barbados mas, eram multifacetados”, pontua.
Cledenice afirma que em seu doutorado fez a cartografia da mulher imigrantes e descendentes na educação e em outros âmbitos profissionais e, com esse vasto material em mãos, publicou três livros autorais sobre o tema com perspectiva inédita.
Quem é a autora
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Marília (2020). Professora de História na Prefeitura Municipal de Porto Velho (1999). Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2014). Professora efetiva do Magistério Superior da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, lotada no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACE), Campus de Porto Velho - DACE/PVH (08/2023 à 04/2024). Mestra em História e Estudos Culturais pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013/2015). Mestra em História, Direitos Humanos, Fronteiras e Culturas no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide/Sevilla (2010)
Veja mais sobre a escritora clicando aqui
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!