LITERATURA: Rondônia participa da Bienal/SP com a maior delegação entre os estados do Brasil

25 escritoras representaram Rondônia no evento

LITERATURA: Rondônia participa da Bienal/SP com a maior delegação entre os estados do Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 27° Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu de 06 a 15 de setembro, em SP, contou com a presença de representantes das Associações de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) de 20 estados. Essas escritoras têm se destacado em diversas regiões do país, promovendo a literatura e apoiando novos talentos.

 

O estado de Rondônia ganhou destaque ao contar com a participação de 25 escritoras, além de ter duas representantes internacionais no evento.

 

Segundo Izabel Cristina, presidente coordenadora da AJEB/ Coordenadoria Rondônia, essas escritoras rondonienses têm referência significativamente para a literatura local e nacional, trazendo novas perspectivas e enriquecendo o cenário literário com suas obras.

 

Projetos

 

Entre elas está Claudenice Luna, responsável pelo projeto Posso Ser um Autor, que funciona na Escola Municipal Antônio Ferreira e já conta com 750 alunos escritores.

 

 

Tem ainda Sebastiana Santana, deficiente visual e uma das pioneiras da Sala Brasille, na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em Porto Velho. Ela é também coautora da antologia Navegar é Possível, coordenada pela AJEB/SP.

 

Por fim, tem Antônia Alves Ferreira, que desde os 13 anos trabalhou como professora e, aos 81 anos, lançou sua obra Bienal: Retalhos da Vida de uma Professora.

 

Ela é também coautora da antologia Navegar é Possível, assim como da coletânea Vivências Amazônicas, com a participação de 70 Mulheres do Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Portugal. Essa coletânea é organizada pelas escritoras Izabel Cristina da Silva, Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, Jaqueline Alencar e Rosângela Arend.

 

Mapa literário

 

“A presença das escritoras internacionais, Vanessa Noronha Tölle, membro associada da AJEB/RO, e correspondente internacional para a AJEB/RO na Áustria, como também a escritora boliviana Erika Mertens Nuñez Vela, empossada como Membro Benemérita da AJEB/RO na Bolívia é um testemunho da qualidade e relevância do trabalho produzido em Rondônia”, declarou Izabel Cristina.

 

Segundo ela, esses talentos femininos ajudam a colocar o estado em evidência no mapa literário global.

 

Ela destaca ainda a escritora Ana Maria Tourinho, paraense, radicada no Rio de Janeiro e vice-presidente da Rede sem Fronteiras, membro honorário da AJEB/RO, “que me indicou para ser representante da AJEB/RO, juntamente com a Irislene Morato, ex-presidente da AJEB nacional.


“Esse reconhecimento é um incentivo para que jovens escritoras de Rondônia, assim como dos demais estados e do mundo, continuem a explorar sua criatividade e compartilhar suas histórias. Eu sou grata por estar contribuindo e representando o meu país”, mencionou Erika Mertens.

 

Reginaldo Trindade

 

O procurador federal, Reginaldo Trindade, idealizador do Movimento Depressivo Conhecido (MDC/RO), esteve na Bienal e levou apoio às escritoras de Rondônia. Ele representou também na Bienal a poeta de rua, Ana Castro, que lançou sua obra: Sobre Vida, com o apoio da AJEB/RO e AJEB/SP, através de Silvia Securato, empresária da Editora Oficina do Livro; e de Nancy Alcântara, presidente coordenadora da AJEB/SP, que patrocinou sua obra.

 

Inclusão na literatura

 

“Portanto, podemos perceber que as AJEBs através de suas iniciativas, têm sido uma plataforma crucial para o desenvolvimento desses talentos, promovendo a diversidade e a inclusão na literatura”, declarou Izabel.

 

Segundo a presidente da AJEB/Nacional, Renata Dal-Bó, a Associação, além de proporcionar uma vitrine para o talento feminino, a participação dessas 130 escritoras na Bienal também serve para inspirar novas gerações de mulheres a seguir carreiras na escrita.

 

Para Nancy Alcântara Presidente Coordenadora da AJEB São Paulo, esse encontro de escritoras mostra que é possível alcançar reconhecimento e sucesso com a diversidade literária no país.

 

Ana Maria Tourinho, Vice Presidente da Rede Sem Fronteiras e Membro Honorário da AJEB RO, citou em sua fala que a diversidade de vozes presentes em um evento com tantas autoras, também promove um diálogo mais inclusivo e abrangente.

 

Em suma, a participação de 130 escritoras em um evento literário não é apenas uma celebração do talento feminino, mas também, um passo importante rumo à igualdade de gênero na literatura. Com cada história contada, essas autoras contribuem para um mundo mais inclusivo e diversificado, onde todas as vozes têm a chance de ser ouvidas e apreciadas.

 

Para o secretário Júnior Lopes / SEJUCEL, o apoio a iniciativas como esta, mostra o compromisso e abre oportunidades para que a cultura de Rondônia seja destacada no cenário literário nacional e internacional, além de promover as escritoras Rondonienses.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Por qual motivo a Sejus não instala bloqueadores de celular nas cadeias de Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Motel Magia LTDA ME

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS