Durante uma semana, Ji-Paraná e Vilhena contarão com programações de arte e toda a comunidade poderá prestigiar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com apresentações teatrais, musicais, exibições de filmes e diversas outras atrações, o Aldeia das Artes chega mais uma vez em Rondônia. A programação oficial começou em Vilhena e segue ao longo do mês de julho, passando também pela cidade de Ji-Paraná.
A realização é do Sesc com parceria com as prefeituras municipais das cidades. A programação foi pensada para atender todos os públicos, de forma gratuita. Artistas locais que contemplarão diferentes manifestações artísticas, como a música, literatura, artes visuais e artes cênicas. Durante uma semana, Ji-Paraná e Vilhena contarão com programações de arte e toda a comunidade poderá prestigiar.
Em Rondônia, o projeto leva nomes diferentes em cada localidade e foram pensados de forma estratégica. Em Ji-Paraná, se chama ‘Aldeia Ji-Paraná das Artes’ tendo em vista que a palavra ‘Ji-Paraná’ tem origem na junção das palavras jy que significa machado e paraná que significa rio. Assim, Ji-Paraná significa Rio Machado, nome do rio que atravessa a cidade e cujas pedras do seu leito se assemelham aos machados indígenas de passado recente.
Em Vilhena, foi intitulado de ‘Iquê das Artes’. De acordo com o livro Geonomásticos cariocas de origem indígena a palavra Iquê, tem origem na palavra indígena iké que significa lado, costal, próximo, unido. Essas são palavras que representam os desejos para a realização da Aldeia Iquê das Artes em Vilhena.
Com informações do SescRO
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!