Cada um dos 15 vencedores receberá um prêmio de R$ 30 mil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o tema deste ano ‘Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio’, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou o edital da 37ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.
O Iphan premiará ações que envolvam, valorizem e empoderem mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em papéis protagonistas nas redes produtivas do patrimônio cultural.
Cada um dos 15 vencedores receberá um prêmio de R$ 30 mil.
Oportunidades
Para o presidente do Iphan, Leandro Grass, o tema deste ano contribui para uma cultura mais participativa, representando um Brasil real. Para ele, o patrimônio é uma ferramenta de oportunidades sociais, culturais e econômicas, gerando emprego, renda, transformando a vida das pessoas na sua existência, mas também na dimensão material da vida.
Importância
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, homenageia o advogado, jornalista e escritor que foi um dos maiores responsáveis pela consolidação jurídica do patrimônio cultural no Brasil.
O prêmio reconhece, ao nível nacional, ações de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, destacando iniciativas que, pela sua originalidade, relevância e caráter exemplar, merecem registro, divulgação e reconhecimento público.
As inscrições para o concurso estarão abertas de 24 de junho a 9 de agosto e poderão ser realizadas pelo site do Iphan.
Com informações do MINC.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!