O filme foi produzido pela cientista social Nilza Menezes e dirigido por Jackson Fatel
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“A arte foi a minha grande companheira nos momentos mais difíceis da minha vida”, afirma o artista visual Flávio Dutka no documentário idealizado e produzido pela escritora e cientista social Nilza Menezes, que foi lançado e está disponível no Youtube.
O filme retrata o perfil sensível do artista plástico desde a sua infância no Sul do Brasil, passando por sua vinda para Rondônia e sua paixão em retratar a Amazônia em seus quadros, em especial o Lago do Cuniã, onde é professor de História e Artes.
“Dutka é um artista que expressa sua paixão por suas raízes através de suas obras, a realidade da vida na Amazônia, as belezas e a relação com as comunidades ribeirinhas, são inspirações para o artista”, declara o diretor da obra, Jackson Fatel.
“Além da incrível história repleta de sentimentos e afeto, o filme é uma ampla galeria de exposição de suas lindas obras”, afirma Nilza Menezes, que escreveu o roteiro e mantém o diálogo com Dukta no documentário.
O artista visual expressa um importante senso sociopolítico em relação às questões ambientais, fazendo de sua arte um meio de conscientização e luta. “Suas obras tem notoriedade internacional, motivo de orgulho para nós rondonienses”, diz Jackson.
“Desde pequeno, em vez de carrinhos e brinquedos, preferia pedir para minha mãe folha de papel, lápis de cor e tinta”, diz Dukta, que já nasceu com espírito livre e artístico.
“Mas comecei a despertar mesmo pelas artes plásticas no ensino médio, quando percebi que a arte era mais forte que eu e não tinha como fugir dessa área”, pontua.
No documentário tem ainda depoimentos de outros artistas, a exemplo do músico Bira Lourenço, e da empresária Fabíola Holanda, uma apaixonada pelo trabalho do artista.
Trajetória artística de Dukta
Semana de Cultura de Rondônia (Sesc Esplanada - Nov/91); Exposição Amazônia (CEF - Ago/92);
Feira de Cultura Studio Aberto (Sesc Esplanada - Out/92);
Exposição Metáforas (Sesi São Carlos/SP - Ago/98);
Exposição individual (Correios - Jan/03
Artistas Plasticos Brasileiros (Congresso Nacional - Brasília/05);
Representou o Brasil na Mostra Internacional Drawn in (Elsink/Finlandia/Abr/08);
Exposição individual Como desenhar Botos (Casa de Cultura Ivan Marrocos –Dez/11 a Fev/12); Exposição individual Temporalidades (Sesc Esplanada - Nov/19);
Exposição individual Piracema (Casa de Cultura Ivan Marrocos –Dez/18 a Fev/19);
Exposição individual Tríade (Casa de Cultura Ivan Marrocos - Mar/20
Ficha técnica:
Idealização, produção: Nilza Menezes, escritora, cientista social, historiadora.
Direção, cinegrafia: Jackson Fatel, fotógrafo, produtor audiovisual e cultural.
Produção e Logística: Anna Vitória Menezes, produtora cultural.
Edição: Jheff Soares, editor, ator, produtor audiovisual.
Estrelando: Flávio Dutka.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!