UNIR: Indígena e acadêmico da instituição realiza primeiro registro da língua Paiter Suruí de Sinais

Abordagem do aluno da UNIR Ibobinha no estudo busca promover a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no contexto escolar indígena

 UNIR: Indígena e acadêmico da instituição realiza primeiro registro da língua Paiter Suruí de Sinais

Foto: media press

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ibobinha Suruí, indígena e acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná, tornou-se recentemente o primeiro acadêmico da Unir a conduzir um estudo inédito e inovador de mapeamento e registro da Língua Paiter Suruí de Sinais.

 

Intitulado “Registrando a Língua Paiter Suruí de Sinais: Uma Abordagem Didática Intercultural com Arthur Pamãyãd Suruí da Aldeia Oykatxer Surui”, o estudo teve como objetivo mapear e registrar os sinais de comunicação específicos em Paiter Suruí. A pesquisa é fruto do trabalho de conclusão de curso do acadêmico, que é professor indígena na aldeia Oykatxer Suruque, e contou com a participação especial de seu filho surdo, Arthur Pamãyãd Suruí. Aliando a pesquisa e a motivação pessoal, o trabalho resultou no canal "Língua Paiter de Sinais" no YouTube.

 

O estudo traz registros de sinais em Paiter, com imagens da sinalização e sua sequência. Para proporcionar uma experiência visual mais completa, imagens e vídeos das sinalizações da Língua de Sinais Paiter Suruí foram disponibilizados através de QR codes com tradução. Cada sinalização feita por Arthur foi documentada e disponibilizada no YouTube, permitindo fácil acesso e utilização como material pedagógico.

 

A abordagem inovadora proposta por Ibobinha no estudo busca promover a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva no contexto escolar indígena, especialmente na Terra Indígena 7 de Setembro, pertencente ao Povo Paiter. Além disso, sua produção também poderá ser utilizada como material de apoio pedagógico, contribuindo para a valorização da Língua Paiter Suruí de Sinais.

 

O autor conduziu este trabalho inédito de mapeamento e registro da Língua Paiter Suruí de Sinais sob a orientação das professoras Vanubia Sampaio dos Santos Lopes (Deinter/Unir) e Rosiane Ribas Eler (DACHS/UNIR), cuja defesa foi em dezembro.  

 

Autor: Unir

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS