GRATUITO: Quatro oficinas oferecidas em Porto Velho pelo Panorama Setorial da Cultura Brasileira

As inscrições estão abertas. Nos dias 7 e 8 a formação será online, e no dia 09 acontecerá presencialmente em PVH.

GRATUITO: Quatro oficinas oferecidas em Porto Velho pelo Panorama Setorial da Cultura Brasileira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Matéria editada às 9h para alterar o endereço onde ocorrerão as ofiicinas.

 

Porto Velho sediará as oficinas do “Panorama Setorial da Cultura Brasileira”, um estudo nacional que fornece um painel sobre o setor artístico no país. Em formato de oficina, a formação é gratuita. A atividade é voltada para todos os interessados nas discussões sobre a cadeia produtiva das artes. 

 

Os cursos acontecem nos dias 07 e 08 no formato online; e no dia 09 presencial no Museu da Memória Rondoniense. Veja os horários no final do texto.

 

O projeto

 

O Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB) é um estudo amplo, nacional, em constante desenvolvimento, com a intenção de fornecer um painel sobre a cultura artística do país. Destinado à cadeia produtiva da cultura, fundamentou-se na percepção de que o setor cultural carece de informações e de material de referência para o planejamento de suas atividades.

 

É um projeto de abrangência nacional que em 2019 realizou oficinas em 12 cidades do país, e agora em 2023, tem o objetivo de atingir mais 12 cidades, dentre elas, Porto Velho, com o objetivo de promover espaços de formação e capacitação com informações de qualidade para os produtores e artistas e demais participantes da área ligada ao setor cultural e à gestão cultural.

 


Cronograma das atividades

 

Oficina 1

 

A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB, com Gisele Jordão. Apresenta os principais dados da coleta nacional para o planejamento de ações culturais, seja no âmbito de produção artística, seja na dimensão de políticas culturais. Procura sensibilizar para a importância do planejamento estratégico no desenho de ações culturais, atualizado após a crise mundial de COVID-19. Público alvo: artistas, produtores, distribuidores, divulgadores, agentes viabilizadores, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração, fornecedores, imprensa, difusores digitais de cultura e interessados em geral.

 

Oficina 2

 

Oficina de Produção, com Cao Quintas. Procura favorecer o entendimento do planejamento e desenvolvimento de projetos culturais. Modelar projetos culturais e a adequação do produto cultural a editais públicos e privados. Público alvo: produtores de atividades culturais, gestores de bens e atividades culturais, estudantes universitários de produção cultural, artes, comunicação, administração e demais ciências humanas, artistas, fornecedores e interessados no tema.

 

Oficina 3

 

Distribuição e divulgação de atividades culturais, com Roberta Iahn e Cao Quintas. Planejar e executar a comunicação de projetos culturais. Entender como a difusão das artes constrói, junto com a produção e com o consumo, os sentidos da cultura. Dimensionar a importância dos processos de comunicação na construção da produção e consumo culturais. Conhecer os fluxos de influência nas artes e as redes de comunicação operantes com seus públicos. Público alvo: agentes atuantes na divulgação e distribuição de atividades culturais, imprensa, gestores de equipamentos culturais, gestores de redes digitais da cultura, difusores digitais de cultura, assessores de imprensa e interessados no tema.

 

Oficina 4

 

Captação de recursos e viabilização de projetos culturais, com Gisele Jordão. Conhecer as formas possíveis de viabilização de projetos culturais. Entender as práticas de investimento e atuação em cultura, os critérios que perpassam as decisões de investimento e patrocínio, além da avaliação dos resultados destes investimentos na percepção dos gestores e decisores de investimento em cultura. Público alvo: produtores, gestores e proponentes de projetos culturais, investidores da iniciativa privada e governo, gestores e decisores de investimentos em cultura.

 

Coordenadora

 

Gisele Jordão, coordenadora do projeto, é pesquisadora especialista em artes. Graduada em Comunicação Social, mestre em Gestão Internacional, doutora em comunicação e práticas de consumo (ESPM-SP). É coordenadora do curso de cinema e audiovisual da ESPM São Paulo e professora dos cursos de propaganda e administração, desde 1999. A partir de 1993, como sócia da 3D3 Comunicação e Cultura, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de estratégias de gestão cultural e ampliação do acesso à cultura, bem como o fomento de expressões artísticas. Valores como a comunicação consciente e a sustentabilidade tem pautado seus últimos anos de experiência. Desde o início de sua carreira, realiza pesquisas de comunicação no intuito de compreender formas para a ampliação da participação e da relevância da produção cultural.

 

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

 

Cronograma das oficinas

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS