O “Novembro Afro de 2023” está sendo programado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O “Novembro Afro de 2023” está sendo programado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama. O tema será “Quilombo, Favela e Periferia: a longa busca da cidadania”. O evento será uma oportunidade para explorar as contribuições e desafios enfrentados por essas comunidades ao longo dos anos.
A programação será ao longo do mês de novembro, com atividades nos dias 10, 14, 16 e 17/11. O evento será no próprio IFRO Campus Porto Velho Calama, com a conferência de abertura no dia 10 de novembro, às 18h30, no auditório, a ser ministrada pelo ativista social Leonardo Péricles. O tema da palestra é o “O lugar do negro na sociedade brasileira”, visando a abrir discussões sobre a história e o papel dos afro-brasileiros na construção da sociedade.
No dia 14 de novembro, o evento apresentará uma mesa-redonda no auditório, às 18h30. Com o tema “As insurgências negras em Porto Velho-RO”, contará com a participação da Mestre Historiadora Nábila Raiana Pimentel e do Jornalista Hebert Novaes, que é também o presidente da CUFA-RO (Central Única das Favelas). A mediação será realizada por Virgínia do Amaral, do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).
A programação se estende até o dia 17 de novembro, quando acontecerão oficinas de arte e cultura Afroamazônicas, focado em percussão e agogô. As oficinas serão realizadas na Sala de Dança do Complexo Poliesportivo, a partir das 14 horas, com coordenação da Professora Alyne Lourenço.
O Professor de História e idealizador do evento, Uilian Nogueira de Lima, diz que o evento promete ser uma experiência enriquecedora para todos os participantes, proporcionando um espaço para celebrar a cultura afro-brasileira, aprender com especialistas e engajar-se em conversas significativas sobre justiça social. “O Novembro Afro de 2023 é uma celebração e uma oportunidade de aprendizado. Queremos destacar o papel essencial das comunidades de quilombos, favelas e periferias na busca contínua pela cidadania plena.
Estamos comprometidos em fomentar reflexão e ação contra o racismo em todas as suas formas, promovendo um ambiente de diálogo e compreensão”, finaliza o Professor Uilian.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!