O documentário Somos Guardiões, que fala sobre a luta indígena pela preservação da Amazônia, foi premiado como Melhor Documentário
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O filme “Somos Guardiões”, dirigido pelo cineasta indígena Edivan Guajajara e pelos documentaristas Chelsea Greene e Rob Grobman, faturou, em apenas três dias, três reconhecimentos importantes do cinema mundial. No dia 01/11, o documentário sagrou-se vitorioso da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com o prêmio do público de melhor documentário brasileiro e o “Cultures of Resistance” que reconhece o ativismo criativo. Dois dias depois, em 03/11, a obra levou o troféu de melhor documentário do Raindance Film Festival, em cerimônia realizada em Londres.
Esta é a primeira vez que um filme brasileiro recebe a premiação da Fundação Cultures of Resistence, que concede 10 mil dólares aos ativistas envolvidos no longa. O montante ofertado aos guardiões da floresta das aldeias Tembé e Guajajara, e à Mídia Indígena, poderá ser usado exclusivamente para a compra de câmeras, drones e tecnologia adicional.
“A notícia destes prêmios é um emocionante começo para a campanha e para os Tembé e Guajajara”, afirmam os produtores do filme que lançam uma campanha de impacto para catalisar uma ação global para apoiar o trabalho dos guardiões, reflorestar seus territórios, promover a bioeconomia e fortalecer cineastas indígenas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!