Se você é pai ou mãe de jovens adolescentes e adultos, provavelmente não reconhece de primeira o nome ‘Taylor Swift’, mas talvez seus filhos fazem parte dos entusiastas da cantora americana que tem show marcado no Brasil para o fim de 2023, depois de mais de uma década sem visitar o país.
A demanda do evento foi gigantesca. Mais de dois milhões de fãs foram à procura de uma oportunidade para presenciar o show, mas os ingressos esgotaram em menos de 10 minutos. Centenas enfrentaram as filas presenciais, e alguns fanáticos chegaram a acampar na frente das bilheterias dos estádios.
Foto: Folha de SP / Reprodução
Enquanto alguns conseguiram comprar os ingressos, outros ‘swifties’ (fãs da cantora) não obtiveram um final tão encantador assim. Os entusiastas da cantora relataram uma série de problemas, incluindo agressões de cambistas, e até bots virtuais criados para furarem fila.
Alguns fãs afirmam ter sido ameaçados, assaltados e atacados. A confusão das filas virtuais e nas bilheterias virou caso de polícia, com um dos simpatizantes levando uma garrafada na cabeça.
🚨 Polícias acabaram de levar cambistas presos em frente ao Allianz Parque! T4F QUEREMOS RESPEITO pic.twitter.com/sb9R6kvhYE
— Update Swift Brasil (@updateswiftbr) June 12, 2023
O rebuliço acabou alcançando a Câmara dos Deputados, quando a deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) pediu ao Ministério Público de São Paulo que a empresa produtora do evento, Time For Fun, fosse investigada.
CAMBISTAS NO SHOW DA TAYLOR
Após muitos pedidos, oficiei o Ministério Público de SP por ocorrências envolvendo ingressos pro show da Taylor Swift
Pedi que se amplie o escopo da investigação já existente, do show da RBD e Eventim, pra que incluam o show da Taylor Swift e a T4F pic.twitter.com/K3y9Wxlcye
O PROCON-RJ também notificou a empresa responsável pela venda de ingressos, Tickets For Fun (T4F), para investigar denúncias de vendas casadas, descumprimento da lei de meia-entrada e falta de informações sobre a quantidade de ingressos disponibilizados. Caso violações do código de defesa do consumidor sejam identificadas, a multa para a empresa pode chegar aos R$ 13 milhões.
Conheça a artista
Foto: Taylor Swift / Getty Images / Divulgação
Nascida em 1989, a musicista faz sucesso entre os jovens da faixa etária de 13 a 28 anos. A artista é a popstar mais ouvida dos Estados Unidos - e a 2a mais ouvida do mundo - com mais de 100 milhões de ouvintes nas plataformas de streaming.
Taylor iniciou a carreira como cantora country, e em 2012 lançou uma parceria com uma cantora que você provavelmente conhece: Paula Fernandes. As duas lançaram um remix da canção ‘Long Live’, feito para impulsionar a imagem da estrela internacional nas terras tupiniquins.
A empreitada funcionou e Swift acabou se estabelecendo como uma figura essencial para os jovens antenados nos lançamentos musicais do exterior.
'Maior que Beatles'
Taylor Swift é conhecida por quebrar recordes nas paradas musicais. Todos os discos da cantora fizeram sucesso no exterior e no Brasil. O álbum ‘1989’, lançado em 2014, recebeu certificação de platina e ouro no país.
A cantora vai voltar ao Brasil com a turnê ‘The Eras’, que celebra a discografia da artista com shows super produzidos e que tem três horas e quarenta minutos de duração.
De acordo com a Billboard a turnê de Swift pode se tornar o show mais lucrativo da história, movimentando mais de US$ 728 milhões na economia mundial, superando os Beatles e a Madonna.