UNIR: Professor e pesquisador lança revista científica nesta segunda durante live

A live marcará as comemorações do Dia do Bibliotecário, comemorado neste domingo,12

UNIR: Professor e pesquisador lança revista científica nesta segunda durante live

Foto: Divulgação

O professor e pesquisador Pedro Andretta, do Departamento de Ciências da Informação (Daci) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho, está realizando, como parte das atividades de pós-doutorado, a implementação de uma revista digital de divulgação científica em Ciência da Informação, a Divulga-CI - Revista de Divulgação Científica em Ciência da Informação. “O objetivo é popularizar o campo da Ciência da Informação, seus pesquisadores, projetos e processo científico”, destaca o pesquisador Pedro Andretta, um dos idealizadores do projeto.

 

O lançamento da publicação será realizado no dia 13 de março, em uma live planejada para marcar as comemorações do Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março em todo o país (Acesse aqui o link para o evento online "Live: Divulgação Científica na Ciência da Informação"). O evento contará com a presença de outros pesquisadores e mais detalhes podem ser obtidos neste link.

 

“Pretendemos fazer uma publicação mensal que terá entrevistas com recém mestres e doutores, releases em formato de divulgação científica de teses e dissertações desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da área, além de textos sobre perspectivas e opiniões de pesquisadores do campo e divulgação de demais produções inovadoras”, comenta Pedro Andretta.

 

Sobre a revista

 

A revista Divulga-CI e todo o conteúdo associado é de acesso aberto para o público em geral. Ela foi idealizada pelo Laboratório Aberto Contexto e Informação, da UNIR, em associação com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Seu campo científico, o da Ciência da Informação (CI), é bastante amplo e reúne pesquisas em áreas como Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Comunicação, entre muitas outras.

 

Com o conteúdo estruturado em editorias principais, sendo elas Entrevistas, Perspectivas, Pesquisas e Inovações, o trabalho se configura em uma ferramenta que permitirá que o conhecimento gerado em CI chegue ao público presente no ambiente online. A revista contém também elementos do que é conhecido como difusão científica, ou seja, é um canal para os pesquisadores se comunicarem com seus colegas do campo de atuação.

 

Além do docente Pedro Andretta, a Divulga-CI tem uma equipe ampla de profissionais e pesquisadores em CI e áreas relacionadas de diferentes partes do Brasil. Confira aqui a equipe editorial da Divulga-CI. O site também possui um espaço para pesquisadores da Ciência da Informação que queiram publicar seus materiais (veja neste link).

 

Divulgação científica - é o processo de tornar a ciência e a tecnologia, em suas mais diferentes áreas, acessíveis ao público em geral, apresentando informações e resultados científicos de forma clara e compreensível para pessoas que não tenham conhecimento ou dominem determinado tópico científico. O objetivo da divulgação científica é informar e educar o público sobre assuntos científicos relevantes, promover a curiosidade e o interesse pela ciência e tecnologia, e incentivar o pensamento crítico.

 

A divulgação científica é importante pois ajuda a promover a alfabetização científica, que é essencial para uma tomada de decisão informada em questões relacionadas à ciência e tecnologia. Além disso, a divulgação científica pode inspirar jovens a seguir carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e incentivar a participação do público em geral em discussões importantes sobre a ciência e suas implicações na sociedade.

 

Autor: Unir

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS