HISTÓRIA: Em artigo, Antônio Serpa descreve Zola Xavier, do Mocambo a Moscou

No próximo dia 24, Zola lança em Porto Velho o livro "Uma Frente Popular no Oeste do Brasil"

HISTÓRIA: Em artigo,  Antônio Serpa descreve Zola Xavier, do Mocambo a Moscou

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Do Mocambo a Moscou, ficaram as pegadas indeléveis de uma maratona epopeica, no meio da qual o escritor vivenciou páginas existenciais cinematográficas, como o fato de um jovem karipuna, nascido em Fortaleza de Abunã, em plena Guerra Fria, visitar o Mausoléu de Lênin, onde estava exposto o corpo do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – Wladimir Lênin.

 

Era um tempo em que, no cordão dos sonhos e da esperança daquela geração de militantes de esquerda, a Utopia posava de deslumbrada porta-estandarte, cheia de galhardia e alvissareiros horizontes históricos! Todos eram confessos de uma só crença: a construção da sociedade comunista ideal estava logo ali na esquina do tempo!

 

O jornalista Zola Xavier da Silveira, nascido em 21 de abril de 1954, filho de Maria dos Anjos Gomes da Silveira e Dionísio Xavier da Silveira, no bojo do caldeirão dos fatos da vida, viu, acompanhou e em muitos casos viveu os capítulos dos eventos que fizeram a história da realidade humana contemporânea: o desmanche da União Soviética, a Queda do Muro do Berlim, a consagração da Revolução Cubana, a Ditadura Militar de 64, o Estado Novo de Trancredo Neves e a Redemocratização do Brasil até os dias que correm, tenebrosos dias de Pandemia e bolsonarismo fascista ameaçando todo dia a nossa Democracia! Pesquisador da história antiga dos velhos territórios federais do Guaporé e de Rondônia, o escritor promete nos contar boas estórias nesta obra! Vamos degustá-las!

 

O nosso caçador de alfarrábios, após concluir o ginasial no Colégio Dom Bosco de Porto Velho, em 71 foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou no Banco do Estado do Rio de Janeiro e na construção da ponte Rio-Niterói, em 1974, e no Sindicato Nacional dos Aeronautas. Foi diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários do Rio, eleito em 1979. Participou intensamente dos movimentos pela Anistia e pelas Diretas. Em 1981 participou das comemorações do 1º de Maio na Praça Vermelha, em Moscou, em uma delegação da Unidade Sindical representando o sindicalismo brasileiro. Secretário de comunicação da prefeitura de Maricá, durante o primeiro governo de Washington Quaquá eleito em outubro de 2008. Em setembro de 2019, no Teatro Guaporé em Porto Velho, lançou o documentário Caçambada Cutuba – A história que Rondônia não escreveu.

 

Agora, oferece ao público leitor a obra Uma Frente Popular no Oeste do Brasil, em treze textos escritos artesanalmente com o objetivo de montar o mosaico político, social e cultural construído com a participação de vários personagens daquela página histórica, tendo à frente, e já na abertura da obra, o médico e líder político Renato Borralho de Medeiros, que comandou a Frente Popular que derrotou o coronel Ênio Pinheiro, candidato de Aluízio Ferreira no último embate eleitoral entre Cutubas e Peles-curtas, nos idos de antanho do Território Federal do Guaporé – depois Rondônia.

 

O livro de Zola Xavier será lançado dia 24 de março, na Casa da Cultura, centro da capital, a partir da 19h00, onde ocorrerá também uma exposição de banner com reprodução de matérias jornalísticas produzidas pelos jornais Alto Madeira e Guaporé, fontes históricas que serviram de suporte para os textos jornalísticos do autor sobre os temas abordados na sua obra, pela editora Aquárius/MG.


  

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS