HEDY LAMARR: Atriz e inventora, ela criou a base da tecnologia para aparelhos de comunicação sem fio

Ela escapou do regime nazista e ficou famosa em Hollywood. Durante a Segunda Guerra Mundial criou um sistema de comunicações para as Forças Armadas do EUA que serviria de base para a criação do Wi-fi e da telefonia celular.

 HEDY LAMARR:  Atriz e inventora, ela criou a base da tecnologia para aparelhos de comunicação sem fio

Foto: Divulgação

Você já pensou em como seria a sua vida HOJE sem os celulares e sem a conexão via Wi-fi? Aposto que seria um pouco difícil e monótona. Mais ainda, você poderia imaginar que estes sistemas existem hoje pela contribuição especial de uma estrela de Hollywood?

 

É aqui que te apresentamos Hedy Lamarr, atriz e inventora que durante a Segunda Guerra Mundial criou um sistema de comunicações para as Forças Armadas do EUA que serviria de base para a criação do Wi-fi e da telefonia celular.

 

Mas antes de entendermos a importância das contribuições da incrível Hedy Lamarr no campo das ciências exatas, vamos conhecer um pouco da sua história e ambições.

 

Quem foi Hedy Lamarr?


Hedwig Eva Maria Kieser (Hedy) nasceu em Viena (Áustria), em 9 de novembro de 1914. Filha de judeus, Lamarr sempre recebeu muita atenção de seu pai, diretor bancário, que a inspirava a olhar o mundo com olhos abertos e curiosos. Ele costumava levar Hedy para longas caminhadas, e durante elas discutiam o funcionamento interno de máquinas. Essas conversas influenciaram tanto a menina, que aos 5 anos de idade ela foi encontrada desmontando e remontando sua caixa de música para entender como ela funcionava. Enquanto isso, sua mãe, pianista de concertos, a apresentou às artes, e Hedy fez aulas de balé e piano desde muito nova.

 

Mas a beleza de Lamarr tomou toda a atenção até que aos 16 anos, ela é descoberta por Max Reinhardt, que a orientou em seus estudos de atuação em Berlim até que em 1930, ela consegue seu primeiro pequeno papel em um filme alemão. Mas foi com seu papel polêmico no filme Ecstasy, em 1932, que ela finalmente ganhou reconhecimento. O filme foi filmado em Praga, onde a atriz aparecia nua correndo entre folhagens e mergulhando em um lago. Foi nesse filme que Hedy deu vida ao que seria o primeiro orgasmo do cinema.

 

Marido possessivo

 

Daí, surge em cena o traficante austríaco de munições, Fritz Mandl, que tornou-se um dos adoradores fãs de Lamarr quando a viu na peça Sissy . Lamarr e Mandl se casaram em 1933, mas o casamento durou apenas 4 anos. Hedy conta como o marido era era controlador, abusivo e tentava mantê-la trancada em sua mansão. Em um de seus relatos ela conta: “Eu sabia muito em breve que nunca poderia ser atriz enquanto fosse sua esposa. Ele era o monarca absoluto no casamento. Eu era como uma boneca. Eu era como uma coisa, algum objeto de arte que tinha que ser guardado – e preso – sem mente, sem vida própria”.

 

Além de viver infeliz, ela tinha de acompanhar o marido em diversos jantares com a elite nazista, com a qual Mandl mantinha relações. Mas em 1937, ela consegue fugir das garras do marido e ir para Londres levando consigo tudo o que aprendeu. nos infelizes jantares, sobre tecnologia militar.

 

Já em Londres, sua sorte mudou quando foi apresentada a Louis B. Mayer, do famoso MGM studios. Ela pôde garantir então uma passagem para Hollywood, onde agraciou o público americano com sua beleza e sotaque. Lá conheceu muitas outras personalidades de destaque da vida real, como o empresário e piloto Howard Hughes, com quem iniciou um namoro, mas estava particularmente interessada em seu desejo de inovação.

 

Mente científica

 

Acontece que sua mente científica estava reprimida em Hollywood, mas Hughes para alimentar seu espírito inovador, ofereceu a ela um pequeno conjunto de equipamentos para usar em seu trailer no set, e enquanto ela tinha uma mesa inventora montada em sua casa, o pequeno conjunto permitia que Lamarr trabalhasse em suas invenções durante as tomadas.

 

Em Hollywood Hedy, atuou em diversos filmes como Algiers (1938), Boom Town (1940), White Cargo (1942) e Tortilla Flat (1942). Também atuou com estrelas como Lana Turner em Judy Garland no musical Ziegfeld Girl.

 

Entre 1940 e 1949 Hedy atuou em 18 filmes. Mais tarde, em 1949, estrelou seu maior sucesso, interpretando Dalila em Samson and Delilah. Também atuou na comédia My favorite Spy em 1952 e pós esse período, sua carreira entra em declínio.

 

Menina gênia

 

Hedy era mesmo uma gênia, e as engrenagens de sua mente inventora continuavam girando. Como ela mesma afirmou: “Melhorar as coisas vem naturalmente pra mim”. Dentre suas invenções, ela criou um sistema melhorado de semáforos e um refresco em pastilha (um comprimido que se dissolvia em água para fazer um refrigerante semelhante à Coca-Cola).

 

Mas sua invenção mais significativa, sobre a qual vamos falar, foi criada à medida que os EUA se preparavam para entrar na Segunda Guerra Mundial.   

 

Invente como uma garota!

 

Como dissemos, Lamarr inventou o sistema que serviu de base para os telefones celulares e o Wi-fi. Mas de onde ela tirou essa ideia?

 

A invenção nasceu ao lado do compositor George Antheil, que Hedy conheceu em um jantar em 1940 e de quem se tornou amiga. Antheil também era curioso e quando tratavam dos diversos assuntos, a maior preocupação era a guerra iminente. Antheil lembrou: “Hedy disse que não se sentia muito confortável, sentada em Hollywood e ganhando muito dinheiro quando as coisas estavam em tal estado”.

 

Eis que a ideia surge em frente a um piano. Acontece que enquanto eles faziam um dueto, da música Ballet Mecanique, eles começaram a “conversar” alterando os controles do piano, e Lamarr percebeu que se o emissor e o receptor mudassem constantemente de frequência, os dois poderiam se comunicar, sem serem interceptados.

 

Eles criaram então um novo sistema de comunicação usado com a intenção de guiar torpedos para seus alvos na guerra. O sistema envolvia o uso de “salto de frequência” entre ondas de rádio, com o transmissor e o receptor pulando para novas frequências juntos. Isso impedia a interceptação das ondas de rádio, permitindo que o torpedo encontrasse o alvo pretendido.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS